Corredores “invadem” Ilha dos Araújos em corrida gratuita

0
178
Corredores de várias cidades da região prestigiaram o evento. O atleta Adailton Gomes de Brito foi o mais rápido, com 15min05. FOTO: João Gelo

Cerca de duas mil pessoas participaram da etapa Atacadão/Governador Valadares do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem, no último domingo (10). Realizada na Ilha dos Araújos, a prova foi dividida nas distâncias de cinco e 10 quilômetros de corrida, e de cinco quilômetros de caminhada, em um percurso arborizado e plano.

“Esse é o ponto de encontro das pessoas para fazerem caminhada e ciclismo diariamente. É o melhor lugar para treinar, pois o trânsito é tranquilo, os motoristas são educados e o trajeto é ótimo para quem busca obter bons tempos, pois é totalmente plano”, afirma Luiz “Pinga” Souza, ex-corredor de elite e que atualmente trabalha como treinador de corrida e coordenador de eventos na região de Governador Valadares. “Lutamos muito para trazer para nossa cidade um evento de proporções nacionais, e essa foi uma das maiores corridas da cidade em número de participantes”, completa.

A etapa Governador Valadares do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem começou no sábado (9), com a retirada de kits no Atacadão, patrocinador da etapa, graças à Lei de Incentivo ao Esporte, que permite a empresas apoiarem eventos esportivos em troca de benefícios fiscais. Todos os inscritos receberam camiseta alusiva ao evento, gymbag, barra de cereal, além de número de peito e chip de cronometragem (apenas para a corrida).

O dia amanheceu ensolarado e pontualmente às 8h foi dado o tiro de largada. Logo as ruas do entorno da Ilha dos Araújos estavam tomadas pelos corredores vestidos com a camisa de cor laranja.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Adailton Gomes de Brito, que fez os cinco quilômetros em 15min05, seguido por João Vítor da Silva (15min30) e Emanuel Fillipe Alves de Souza (15min37). Entre as mulheres, a primeira foi Zilá Martins de Amaral, com 18min41, seguida por Alessandra Aparecida Neves da Silva Matos (18min57) e Izabela Cristina Padilha (21min16).

Nos 10 quilômetros, a vitória foi de Jean Felipe Ribeiro Dias (com 32min05), seguido por Reinaldo Alves dos Santos (32min45) e Ademir Pacanhã Bailotti (32min58), entre os homens. No feminino, a vitória foi de Fabrícia Martins Amaral (38min28), seguida por Marilelia Rocha Ezequiel (43min41) e Bruna Saraiva Gusmão (46min20).

Enquanto uns corriam para alcançar os degraus mais altos do pódio, outros estavam em busca de qualidade de vida, como é o caso de Ronan Paula Silva, colaborador do Atacadão de Governador Valadares e que correu os 10 quilômetros. “Vim prestigiar esse evento gratuito por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Eu estava com sobrepeso, comecei a caminhar, depois correr e hoje digo que vale muito a pena”, afirma. Os resultados completos e fotos da etapa estão disponíveis no site oficial do evento correrecaminhar.com.br.

A organização da etapa Governador Valadares do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem está a cargo da Rede Acesso, organização do terceiro setor que realiza projetos esportivos e culturais de cunho social, educacional e participativo por meio de parcerias entre o poder público e o setor privado.