Valadares chega a 928 mortes pela covid-19

O último boletim divulgado na noite desta segunda-feira registrou mais 18 mortes no município

A Prefeitura de Valadares divulgou o último boletim epidemiológico na noite de hoje (19) e registrou mais 18 mortes por covid-19. Com isso, o número total de mortes pela doença desde o início da pandemia subiu para 928.

Das 18 mortes registradas no boletim de hoje, quatro aconteceram nas últimas 24 horas. As outras 14 foram em datas retroativas, sendo cinco delas no dia 17 de abril, duas no dia 16 de abril e uma nos dias 20 de março, 12 de abril, 14 de abril, 15 de abril, além de mais três que ocorreram no ano passado, em 11 de setembro, 14 de outubro e 19 de outubro.

No boletim também consta que o município já registrou 22.690 casos confirmados da doença, com 21.068 pessoas recuperadas, 138 internadas em ala, 51 internadas em UTI e 505 que permanecem em isolamento domiciliar.

O número de casos suspeitos em investigação é de 625, sendo que 400 pessoas estão em isolamento domiciliar (casos leves, sem indicação de realizar exame conforme Ministério da Saúde), 84 internadas em ala, 19 internadas em UTI, além de 122 mortes que estão em processo de investigação.

A taxa de ocupação dos 56 leitos de UTI Covid SUS permanecem em 100% e 27 pacientes seguem aguardando a regulação do Governo do Estado, via SUSFácil-MG, para um leito de UTI Covid. Já os leitos de UTI Covid nos hospitais particulares também estão em ocupação máxima.

Já o número de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina é de 38.358 e 14.039 que já foram imunizadas com a segunda dose.

Secretaria de Saúde explica registro de óbitos com data retroativa no Boletim Diário

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, esclarece que o processo de liberação de dados sobre óbitos por covid-19 está diretamente ligado à pronta informação dos serviços de saúde – públicos e privados – e ao processo de investigação deflagrado a partir da ocorrência de óbitos. Tal estudo requer a reunião de dados contidos nas notificações, declaração de óbito, resultados de exames laboratoriais e de imagem, avaliação de histórico ambulatorial e hospitalar e, por vezes, entrevista com familiares; trabalho que exige tempo para ser realizado seguindo o rigor técnico recomendado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Além disso, processos internos de qualificação e auditoria de sistemas são feitos rotineiramente, buscando aprimorar a qualidade dos diversos bancos de dados oficiais utilizados.

Toda esta complexidade é resumida no informe diário e detalhada nos boletins epidemiológicos emitidos periodicamente, de forma transparente e responsável, buscando apoiar a gestão da saúde coletiva, a intervenção de serviços e profissionais de saúde na tomada de decisões e a conscientização da população valadarense da real situação da pandemia em nosso município.

Por isso, acontece a inclusão de óbitos de forma retroativa, nos boletins diários, pois dependem muitas vezes da conclusão de investigações. A falta de dados no informe diário também pode ser causada por informação parcial de alguns estabelecimentos hospitalares que liberaram, naquela data, somente número de ocorrências sem o detalhamento, situação prontamente conferida após a liberação do informe. Seguimos realizando o processo de vigilância e informação em saúde segundo os preceitos éticos e técnicos vigentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM