Vacinação por drive-thru deu certo, mas método deve ser aprimorado

Novo lote de vacinas deve chegar a Valadares no começo da semana

Na última sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares realizou pela primeira vez a vacinação contra a gripe por drive-thru. Foram instalados dois postos de vacinação na cidade: um no estacionamento do GV Shopping e outro no campus II da Universidade Vale do Rio Doce, no bairro Santos Dumont I. A ideia era que os idosos passassem de carro e fossem vacinados sem ter que sair do veículo.

De acordo com o então secretário de saúde, Enes Cândido, a estratégia deu certo, mas terá que ser aprimorada. Isso por causa das filas longas, que acabaram causando problemas no trânsito da cidade — nas redes sociais, pessoas relataram ter passado mais de duas horas na fila de espera.

De acordo com Enes, a nova secretária de Saúde do município, Edna Gomes Leite, deverá rever a estratégia para as novas doses da vacina, que chegam no início da semana.

Vacinação em domicílio continua

Enes Cândido também esclareceu que, apesar da adoção do sistema de drive-thru, a vacinação em domicilio também continua. Equipes da Secretaria de Saúde têm se deslocado às casas dos idosos da cidade, atendendo às orientações de isolamento social em prevenção à Covid-19.

Ministério da Saúde anuncia segunda fase da campanha para o dia 16

O Ministério da Saúde anunciou pelos canais oficiais de comunicação que a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe deve começar no dia 16 de abril. Nesta etapa devem ser imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

No entanto, até a última sexta-feira (3), Governador Valadares havia recebido apenas 40% das doses referentes à primeira fase da campanha.

“Nós não temos resposta sobre o dia 16, porque ainda estamos sem condições de terminar a primeira parte da campanha que foi sinalizada pelo Ministério, que é pra profissionais da saúde e idosos. Ou seja, está o anúncio para o dia 16 sem mesmo termos resolvido o que é prioritário agora, que é a zona de risco”, afirmou o então secretário de Saúde de Governador Valadares, que destacou: “cabe resolver antes essa primeira instância, para depois pensar no segundo momento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM