“Sensação de alívio”, diz valadarense que recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Gleicilene é enfermeira e atua há seis anos no setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e faz parte do grupo prioritário de vacinação

A única reação que a enfermeira valadarense Gleicilene da Silva sentiu após receber a segunda dose da vacina contra o coronavírus foi uma “leve picadinha”. A enfermeira de 35 anos já havia recebido a primeira dose no dia 19 de janeiro. Ela faz parte do grupo prioritário que trabalha na linha de frente da pandemia em Governador Valadares. 

Gleicilene já entrou para a história de Valadares ao ser a primeira pessoa a ser vacinada no município. O imunizante tomado pela enfermeira foi a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que é fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Essa vacina tem eficácia geral de 50,28%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%.

O DRD conversou com a enfermeira para saber como é estar “imunizada”. Ela conta, que ao contrário de muitas pessoas que tiveram reações consideradas normais, após ser vacinadas, como febre e enxaqueca, ela não sentiu nada e se sente bem. “Estou bem e feliz, principalmente agora que tomei a segunda dose. Não senti nenhuma reação diferente graças a Deus, só na hora da vacina uma leve picadinha no local, mas só foi no mesmo dia, foi tranquilo”, contou.

Em julho do ano passado Gleicilene contraiu o coronavírus, mas, segundo ela, os sintomas foram leves. Ser vacinada tem um motivo de superação para ela e toda sua família.

Emocionada, a enfermeira lembra que não faz muito tempo que a Covid-19 ceifou duas pessoas da família. A doença causou a morte de sua avó de 83 anos e de uma prima de 43 anos em menos de sete dias.

Segurança

Apesar de casos como o de Gleicilene serem pontuais, ainda não há vacina 100% eficaz contra o coronavírus, o que torna possível ser infectado com Covid-19 mesmo após receber o imunizante. Por isso, a vacinação em massa é a única forma de conter a pandemia e evitar o aparecimento de variantes mais perigosas da Covid-19. “Desde a primeira dose eu senti a segurança e confiança de estar protegida, mesmo que não seja 100%. Eu acredito que só através da vacina é a forma de vencer a doença, não existe outra forma tão eficaz quanto ser imunizado”, disse Gleicilene.

A enfermeira também contou como foi a reação da família ao chegar em casa vacinada. “Minha família ficou aliviada porque acompanha meu trabalho de estar lidando dia a dia com a área da saúde. Quando recebi a primeira dose, eu estava representando a minha família, meus amigos e meus colegas de trabalho, que perderam muitas pessoas da família. É uma honra ser a primeira pessoa a ser vacinada em Valadares, e agora com a segunda dose estou mais feliz ainda”.

“Meu desejo é que essa vacina chegue para todos. Assim como eu fiquei feliz em ser vacinada, quero que outras pessoas tenham esse mesmo sentimento. Vai ajudar muito no combate à doença”.

Gleicilene da Silva

A vida continua

Apesar de estar imunizada, Glecilene diz que sua rotina não mudou, e que as mesmas recomendações continuam da mesma forma.“Os cuidados continuam da mesma forma. Eu continuo fazendo o distanciamento social, usando máscara, álcool em gel, porque infelizmente as doses que vieram do Ministério da Saúde não são muitas e nem todos estão protegidos. Por mais que eu esteja protegida, tenho que me preocupar com os outros ao meu redor. Acredito que isso é responsabilidade de todos que já foram vacinados. A pandemia ainda não acabou”, disse.

Esperança de dias melhores

O coronavírus mudou a rotina do mundo, e milhões de pessoas perderam a vida até agora. Se 2020 foi um ano para se esquecer, Gleicilene quer que 2021 seja o ano da vitória contra a Covid-19. “Espero que em 2021 não aconteça os mesmos erros que aconteceram em 2020, pois muitas pessoas não seguiram as recomendações, andaram sem máscara, fazendo festas e aglomerações. Só quem perdeu alguém da família sabe como é difícil. Eu sofri isso de perto. Meu desejo é vacina para todos, e logo”.

Vacinação continua

O processo de vacinação contra a Covid-19 teve início em Governador Valadares em 19 de janeiro. De acordo com a prefeitura, o Município recebeu até o momento 11.706 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, sendo 7.743 para a aplicação da primeira dose e 3.963 para a segunda dose. Ao todo, 6.583 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, sendo os trabalhadores da saúde, pessoas residentes em instituições de longa permanência e idosos a partir de 90 anos. Outras 3.110 pessoas já receberam a segunda dose da vacina, incluindo Gleicilene.

O processo de vacinação em Governador Valadares continua de forma gradativa respeitando as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o IBGE, Valadares tem mais de 281 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM