Secretária de Saúde esclarece sobre container instalado ao lado do Hospital Municipal

De acordo com a secretária, container é uma medida de segurança que deve ser adotada em todos os polos de microrregiões de saúde

por Arthur Sales e Camila Fernandes

A secretária de Saúde de Governador Valadares, Edna Gomes Leite, deu entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (4), para dar esclarecimentos sobre um container que foi instalado ao lado do Hospital Municipal. Divulgado pela Prefeitura nessa quarta-feira (3), o container gerou uma enorme repercussão negativa e despertou inúmeros questionamentos sobre a situação da cidade em relação à Covid-19.

De acordo com a secretária de Saúde e com a Prefeitura de Governador Valadares, trata-se de uma medida de segurança determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A finalidade do container seria separar os corpos de vítimas da Covid-19 dos de outras pessoas que faleceram por outras razões. Dessa forma, evita-se que os demais corpos sejam contaminados com a doença. Confira abaixo as respostas da secretária de Saúde:

container
Container foi instalado ao lado do Hospital Municipal de Governador Valadares

Onde estava sendo feito o armazenamento de corpos infectados antes do container?

“Os corpos (contaminados com a Covid-19) estavam sendo armazenados, em um local seguro e separado, no necrotério da cidade. Por ser considerada uma medida super necessária, nós realizamos a solicitação do container e ele passará a funcionar depois que forem feitas vistorias. Vale ressaltar que os corpos ficarão neste container até que se prepare o sepultamento, atendendo as medidas de segurança.”

Todos os corpos confirmados com Covid-19 serão armazenados no container?

“A intenção é que sim. Para que não haja uma pulverização do vírus no necrotério dentro do Hospital Municipal.”

Onde ficará o container? Ele em local exposto causa riscos à população?

“Ele ficará atrás do Hospital Municipal, até para que facilite o manuseio dos corpos. O container possui todo vedamento e isolamento necessário nas suas instalações, então ele não oferece riscos. Ele vem, na verdade, para dar mais segurança para os familiares e os profissionais da saúde.”

Quantos leitos na UTI do Hospital Municipal ainda estão disponíveis para tratamento da doença?

“Hoje, no Hospital Municipal, temos cerca de 30 a 32% de leitos destinados para Covid ocupados.”

A Prefeitura afirmou que esse pedido já havia sido feito pela Anvisa há algum tempo, e que a determinação é válida para todas as cidades que são polo de uma microrregião de saúde, como é o caso de Governador Valadares. A cidade atende a outros 50 municípios do Vale do Rio Doce. Ainda de acordo com a Prefeitura, não há necessidade de alarde e preocupação dos valadarenses, já que se trata de uma medida de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM