Rio Doce pode voltar para o leito ainda nesta sexta-feira; Procon fiscaliza comércios em bairros ribeirinhos

FOTO: Juninho Nogueira

Após mais um período de cheia e inundações em Governador Valadares, o rio Doce pode retornar totalmente para o leito ainda nesta sexta-feira (13). A previsão foi confirmada pela Defesa Civil, por meio da Prefeitura. Na noite dessa quinta-feira (12), o rio baixou para 2,75m. Enquanto às 11h desta sexta-feira, o nível reduziu para 2,55m na régua do SAAE.

Diante disso, a Defesa Civil orienta os moradores de áreas ribeirinhas que estão retornando a seus lares, que adotem as devidas medidas de segurança. “Usem equipamentos que evitem o contato com a água da enchente, usem luvas e botas de borracha, tenham cuidado com a lama escorregadia para evitar acidentes e doenças”, aconselhou a equipe.

Além disso, a Prefeitura informa que a limpeza das ruas atingidas pela enchente já começou. Portanto cerca de 500 colaboradores estão trabalhando neste momento com a ajuda de maquinários para a retirada da lama e de entulhos, com o objetivo de agilizar a limpeza.

Fiscalização

O Procon Regional Leste informa que deu início à fiscalização de comércios das regiões atingidas. Assim sendo, os fiscais estão supervisionando supermercados, mercearias e farmácias. O motivo é a verificação de possíveis aumentos no preço de itens muito procurados neste período, como produtos de limpeza, água mineral, gás de cozinha e elementos de cesta básica.

De acordo com a coordenadora do Procon Regional, Carolinne Vianna Rocha, “trata-se de uma fiscalização preventiva e educativa nos comércios das áreas atingidas, com a finalidade de coibir a prática abusiva do aumento de preço dos produtos e serviços sem justificativa”.

O Procon Regional afirma que também vai orientar sobre as sanções cabíveis em cada caso. Visando assegurar os direitos da população, com ênfase nos interesses individuais. Por fim, Carolinne explica que “constatando algum dano coletivo, o assunto será imediatamente encaminhado ao Ministério Público Estadual, para que sejam tomadas as devidas providências”.

Com informações da Prefeitura de Valadares*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM