Pontos autorizados são alternativa para descarte correto em Valadares

Quem for pego lançando resíduos em espaços irregulares pode ser multado

Apesar de todo trabalho de conscientização, fiscalização e denúncias, muitas pessoas ainda insistem em lançar entulhos em áreas não autorizadas pelo Município. Talvez alguém ainda desconheça, mas Valadares já conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), mais conhecidos como Ecopontos, que são destinados ao descarte de resíduos sólidos.

Além de resíduos de pequenas reformas, também podem ser entregues gratuitamente nos Ecopontos restos de madeiras, podas de árvores, recicláveis e lixo eletrônico. Cada morador pode entregar até um metro cúbico de resíduos por dia. Esses pontos estão disponíveis para moradores de qualquer região da cidade. Para utilizar o serviço, basta procurar o espaço previamente e fazer um cadastro.

No momento, o Município conta com dois Ecopontos. A unidade do bairro Santos Dumont, a primeira a ser entregue pelo Município, funciona na rua Israel Pinheiro, em frente ao nº 668. Já o ponto do bairro Turmalina fica na rua Mogno, esquina com rua Doze, s/nº, ao lado do Instituto Nosso Lar. O atendimento em ambos acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e no sábado até as 12h. A proposta do Município é que Valadares chegue a ter 11 Pontos de Entrega Voluntária no total.

Vale ressaltar também que, das 40 caçambas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), 17 ficam à disposição da população para o descarte de resíduos sólidos nos bairros. Infelizmente, algumas dessas caçambas chegaram a ser retiradas desses locais por conta da ação de vândalos, como foi o caso do bairro São Paulo. Além disso, quem for pego realizando descarte irregular de resíduos pode ser multado em até 220 UFIR.

O descarte desses materiais, de forma ambientalmente correta, ajuda a promover o desenvolvimento da cidade, sendo um atrativo para empresas de beneficiamento e até mesmo para associações de catadores, além de evitar a propagação de doenças e a proliferação de animais peçonhentos e insetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM