Políticas públicas ancoradas em conhecimento inserem Valadares no radar da inovação

Ontem (21) foi celebrado o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemoração global para conscientizar sobre a importância da prática destas áreas no desenvolvimento econômico, social e sustentável

Uma cidade mais criativa está intimamente ligada à capacidade de retenção do capital humano, ou seja, da efetividade na redução da “fuga de talentos”, para que o ambiente de negócios consiga criar oportunidades para pessoas e empresas inovadoras.

Neste sentido, a Prefeitura de Valadares começou a atuar mais incisivamente em políticas criativas e de inovação no território, sendo marcante a reestruturação de uma de suas pastas, criando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo propósito explícito se baseia em re-imaginar o desenvolvimento local.

E as políticas estruturantes de desenvolvimento ancoradas em inovação têm apresentado bons resultados. Além de ser o único município da região Leste dentre as dez cidades com o maior número de empresas de tecnologia no Estado e a dispor de um Parque Científico e Tecnológico, a cidade apresenta uma taxa de crescimento anual de startups em 50%, percentual superior à média nacional.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, professor Hílton Manoel, destaca que, “além do atual plano de governo para a área de desenvolvimento, que está programado para os próximos quatro anos, vamos aplicar uma metodologia para construir ,conjuntamente, com outros atores da sociedade, uma política de desenvolvimento socioeconômico a longo prazo, que institucionalizará o Plano de Desenvolvimento e Inovação (PDI) de Valadares para 2030, 2040 e 2050. É fundamental destacar que a criatividade e a inovação são variáveis marcantes na elaboração conjunta da proposta”.

Para Pedro Vaz, Superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Minas Gerais, “Governador Valadares é uma das cidades mais importantes em termos econômicos para o Estado de Minas Gerais e, consequentemente, para o ecossistema de inovação mineiro, e tem amadurecido ano após ano a sua comunidade de startups”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM