[the_ad id="288653"]

Para te contextualizar sobre a Transformação Digital. O termo pegou

por Leandro Vieira (*)

O tempo todo se fala sobre Transformação Digital. 
Isso já acontece há alguns anos, e ficará cada vez mais frequente.
Antes de avançar sobre como se transformar digitalmente, é preciso compreender o conceito.

O que é Transformação Digital
Transformação Digital é processo, é fazer uso da tecnologia para impactar o seu negócio, sua relação com os seus clientes, o mercado e sua equipe.

A ideia é aplicar em negócios existentes, ou criar novos de forma moderna ou disruptiva.

Dado a exponencialidade possível de ser alcançada com o uso da tecnologia, estamos aptos a realizar profundas transformações em modelos de negócio, cultura empresarial, experiência e relacionamento com clientes, no marketing e vendas, nos recursos humanos, em tudo.

A Transformação Digital será em todos os tipos de negócios, processos, todos os departamentos, todas as pessoas envolvidas.

Passamos do analógico para o digital

Se pararmos para refletir, já passamos por isso antes. Pense sobre o processo de digitalização.

Migramos do papel para os arquivos digitais. Passamos a trabalhar de forma mais simples e eficiente.

Somente com essa análise da digitalização, você conseguirá analisar e perceber as mudanças que ocorreram na sua empresa.

Como a relação com os clientes mudou, como o fluxo de trabalho foi adaptado.

Agora estamos diante do próximo passo, diante de uma real e profunda transformação.

Os novos hábitos das pessoas

Dado que as empresas são constituídas de gente, e as pessoas têm modificado seus hábitos, precisamos iniciar uma reflexão a partir disso.

As pessoas estão na gestão dos negócios, na operação e no consumo. 

Esses três pilares precisam se transformar digitalmente para ir ao encontro dessa nova realidade.

As pessoas não largam o celular. Acordam e já o pegam, vão ao banheiro e o levam, toma café e se informam e iniciam intermináveis trocas de mensagens por aplicativos.

Durante as diferentes jornadas realizadas pelos usuários está o seu negócio, ou não.

O cliente quer se relacionar de uma forma diferente. Ou você o atende como gostaria, ou seu concorrente o atenderá.

Quando o usuário deseja saber algo, ele faz buscas na internet, se interage nas redes sociais, procura pela empresa, caso ela tenha uma presença digital, e estabelece uma relação de consumo.

Eu não quero mais ir à banca de jornal, eu quero ler no meu celular. 

E às vezes eu não quero nem visitar os sites de notícias, o conteúdo precisa chegar até mim. Seja via redes sociais, notificações ou por compartilhamento dos meus amigos.

Buscas do tipo “próximo de mim” cresceram 55% entre janeiro e junho de 2014 e 2015.

Além do frequente uso do celular para o uso de GPS e coordenadas de geolocalização, as pessoas procuram por restaurantes, lojas, farmácias, shows e diversão próximo a elas.

Sua empresa consegue responder às perguntas do usuário do tipo “eu quero ir”?

É importante conhecer também o comportamento dos consumidores quando eles querem fazer ou comprar alguma coisa.

O tempo para tomada de decisão por 79% dos consumidores brasileiros ficaram mais rápidas, devido às pesquisas on-line. 

Seu negócio é encontrado nos diferentes canais digitais e sociais?

Observe os hábitos dos consumidores, da nova geração, eles têm impactado significamente muitos negócios.

Um dos pilares da Transformação Digital é a sua relação para com os seus clientes. 

Do atendimento à assinatura de contrato, a tecnologia será um facilitador e lhe permitirá ganhar escala.

Responder aos anseios dos consumidores, é certeza de gerar novos negócios, aumentar o faturamento e conquistar mercado.

Você, contextualizado sobre a Transformação Digital

Com a leitura desse artigo, você deu o primeiro passo, você está contextualizado sobre a Transformação Digital.

Entenda as mudanças e exercite uma reflexão sobre o seu negócio.

A partir disso se oriente, envolva sua equipe e se preparem para se transformarem digitalmente.

Essa transformação já aconteceu com o seu consumidor, e seu concorrente está em curso com esse processo, e você pretende acompanhar a evolução ou deixar seu negócio ser ultrapassado pelo mercado?

sobre o autor:

(*) Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress. Empresário, palestrante, Diretor de Transformação Digital da ACEGV e está por trás de grandes cases de projetos digitais no Brasil e no exterior.

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Sorvete

🔊 Clique e ouça a notícia Tem fato que causa curiosidade! Por causa do forte calor que faz por aqui articulamos sobre um produto “refrescante”. De acordo com o “Google”

Gato na geladeira

🔊 Clique e ouça a notícia Tenho tido o privilégio de conhecer muitas pessoas que, em sua maioria, são ótimas e interessantes. Gosto de conhecer gente! Trabalhar com gente, e