Obras no calçadão da Ilha dos Araújos começam na próxima semana, afirma Amai

Associação de Moradores e Amigos da Ilha acredita que a passagem do calçadão por baixo da ponte é a melhor solução para desobstruir o trânsito

De acordo com a Amai – Associação de Moradores e Amigos da Ilha -, a partir da próxima semana parte do calçadão da Ilha dos Araújos deverá entrar em obras. Trata-se do projeto de passagem do calçadão por baixo da ponte, que tem o objetivo de melhorar o fluxo de pedestres e veículos na entrada do bairro. “Este projeto é um sonho antigo da associação, desde quando propomos ao governo anterior a mudança do trânsito em 2012, que funcionava até semana passada”, explica o presidente da Amai, Clero Júnior.

Ele afirma que, desde a mudança feita no trânsito em 2012, a saída da Ilha fluía com tranquilidade; a entrada que era o problema. Por isso, surgiu em uma reunião da Amai a ideia da passagem do calçadão por debaixo da ponte. “Acreditamos que esta obra pode melhorar bastante o trânsito na entrada da Ilha”, ressalta.

Com a mudança, as pessoas que caminham pelo calçadão não precisarão mais atravessar pela rua na entrada da Ilha. “O calçadão vai sair de perto da Pão Total, ali ele vai entrar pela orla, passar por debaixo da ponte e vai sair antes do BNH. Não vai interferir em nada no trânsito. Nas vias de acesso de carro, o que vai interferir, é que as pessoas que estão caminhando no calçadão não vão precisar atravessar no sinal. Então o trânsito vai parar muito menos e vai fluir mais”, explica Clero. Ainda de acordo com ele, o projeto já está aprovado e o dinheiro está disponível na conta. Com isso, as obras devem começar na próxima semana.

Amai afirma que não foi consultada sobre mudanças na entrada do bairro

Na última segunda-feira, dia 26 de julho, começaram a valer as mudanças no trânsito de entrada e saída da Ilha dos Araújos. De acordo com a Prefeitura, as alterações fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana de Governador Valadares, com o intuito de melhorar o fluxo de carros que entram e saem do bairro.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela prefeitura no dia do lançamento, a Amai teria participado de uma reunião sobre as propostas. O texto diz que “como os principais interessados nesta mudança são justamente a população, a Prefeitura se reuniu ontem (22) com a Associação de Moradores da Ilha dos Araújos (Amai) e comerciantes da rua Peçanha, para apresentar o projeto e abrir diálogo para encontrarem as melhores alternativas”.

Entretanto a Amai afirma que não foi bem assim. “A Amai e a comunidade não foram consultadas para esta mudança. Com relação a mudança do trânsito, a princípio a maioria das pessoas não gostaram, mas como toda mudança tem uma demora para assimilar, acredito que ainda é cedo para tirarmos uma conclusão definitiva”, explica o presidente da associação.

O DRD entrou em contato com a Prefeitura para esclarecer a questão, mas até o fechamento desta matéria a administração ainda não havia se manifestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM