Novo LIRAa registra queda de infestação do Aedes aegypti em Fabriciano

Um novo Levantamento do Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, revela que a infestação do mosquito na cidade diminuiu, se comparada a fevereiro deste ano. Em fevereiro, a medição de infestação era 3,2%. Mas, atualmente, o índice está em 1,7%.

Satisfação com o atual resultado

“Nossas equipes trabalharam intensamente e conseguiram diminuir as infestações do mosquito. Nós ficamos muito preocupados em fevereiro, porque o resultado gerou alerta. Agora, caiu drasticamente”, disse o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Dessa forma, o secretário acredita que a redução do índice de infestação seja fruto do trabalho intenso das equipes de Vigilância em Saúde, com destaque para os agentes de combate a endemias (ACEs).

Trabalhos continuam

No entanto, o município informou que não dará trégua nas ações de enfrentamento a arboviroses. Por isso, o Departamento de Saúde alerta que, para combater o vetor da dengue, zika e chikungunya, o único caminho é evitar água parada. Além disso, a equipe de vigilância segue atuando em três frentes:

  • Levar informação aos moradores para que façam as tarefas diárias dentro de casa, eliminando possíveis focos do mosquito;
  • Combate aos focos existentes por meio de larvicidas e do fumacê;
  • Mutirões de recolhimento de inservíveis que acumulam água em parceria com a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, por meio das equipes de Limpeza Urbana

Principais localidades

Ainda conforme o levantamento, os bairros com maior infestação são: Nova Tijuca (33%), Santa Inês (12,5%), Santa Terezinha l (12%), Pomar (7,7%), Amaro Lanari (7%), Caladinho de Cima (5,7%) e Jardim Primavera, (5,5%). Enquanto os menores índices estão nos bairros Santa Rita (1,3%) e Aparecida do Norte (1,6%).

Reforço do time de combatentes

Por fim, a Secretaria de Vigilância em Saúde ressalta que, no momento, há centenas de combatentes em ação para eliminar grande parte dos itens acumuladores de água da chuva. Dentre esses combatentes estão os participantes da ll Gincana Mexa-se contra o Aedes aegypti.

“A competição organizada pela Secretaria de Governança da Saúde, e que envolve os 16 polos do programa na cidade, já tirou dos terrenos e lotes vagos pneus, garrafas, plásticos e até vasos sanitários em apenas uma semana de atividades. Cada item recolhido conta pontos para a equipe participante”, explicou a Prefeitura de Fabriciano.

Os vencedores da gincana ganharão uma viagem para a praia, além de materiais esportivos para a prática das atividades físicas oferecidas gratuitamente nos polos. A gincana se encerra no dia 1º de julho, com uma festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM