Mês de julho chega com quedas na temperatura em Valadares

Foto: Nil Rodrigues

Previsão climática é realizada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Campus GV)

O mês de julho chegou com previsão de queda na temperatura no Vale do Rio Doce. De acordo com pesquisadores da área da Geografia/Climatologia do IFMG-GV, em julho a temperatura média prevista para o Vale do Rio Doce vai variar de 17,5 a 22,5ºC, com base nos dados produzidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Governador Valadares a mínima pode chegar a 13ºC nesta quinta-feira (1).

A interpretação e a análise da previsão climática são feitas mensalmente pelos docentes-pesquisadores da área da Geografia/Climatologia do IFMG-GV, Daniela Martins Cunha e Fulvio Cupolillo.

De acordo com o IFMG, os menores registros de chuvas mensais dos municípios do Vale do Rio Doce ocorrem, historicamente, no mês de julho. A média das temperaturas deve ficar entre 17,5ºC nas mínimas e 22,5ºC nas máximas. As cidades com maior altitude podem registrar temperaturas ainda menores.

Neste mês é comum a região ficar sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica denominado Alta Subtropical do Atlântico Sul – ASAS. Tal efeito inibe a ascendência (subida) do ar atmosférico e, consequentemente, impede a formação de nuvens de chuva. Além disso, quando o centro desse sistema fica sobre a região continental, atua como um bloqueio atmosférico, impedindo a entrada de frentes frias, que podem originar chuvas durante o inverno. Espera-se, também, o registro de chuva de 6 a 10 mm nessas estações e, consequentemente, índices próximos para os municípios do entorno.

Segundo o INMET, é também no mês de julho que, em média, ocorrem as temperaturas máximas e mínimas mais baixas do ano na região. Tais médias não chegam a caracterizar a condição de inverno rigoroso. Tais registros de temperaturas mais elevadas, tanto para a máxima como para a mínima, resultam da influência da localização latitudinal da região. Todavia, destaca-se que algumas cidades do entorno podem apresentar registros mais baixos devido à localização altimétrica – cidades de altitudes mais elevadas e, consequentemente, com temperaturas mais baixas que a região do entorno. 

Vale do Mucuri e Jequitinhonha

O Vale do Mucuri, especialmente os municípios limítrofes com o sul da Bahia, como Serra dos Aimorés, possuem um registro médio mais elevado de precipitação no mês de julho quando comparado aos registros das estações meteorológicas localizadas nos vales do Rio Doce e Jequitinhonha. Esses registros são decorrentes da maior proximidade desses municípios com o litoral sul da Bahia e, consequentemente, da influência das brisas marítimas que transportam umidade e contribuem para a formação das chuvas. A média das temperaturas varia entre 20°C a 22,5°C.

Também há previsão de 20 a 60 mm de precipitação total para a  região com valores mais elevados nas regiões de Nanuque e Serra dos Aimorés.

No Vale do Jequitinhonha, a média das temperaturas deve ficar entre 20°C a 22,5°C. Quanto às anomalias, também está prevista uma variação de -10 a 10 mm de chuva em relação ao total esperado, sendo também maior a probabilidade de ocorrência de precipitação abaixo da normal na maior parte da região, e apenas nas proximidades da divisa com a Bahia há a possibilidade de os valores ficarem acima da precipitação total prevista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM