Líder de organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Manhuaçu é preso durante grande operação

O líder de uma organização criminosa, com atuação no tráfico de drogas e prática de homicídios na região de Manhuaçu, foi preso na madrugada desta terça-feira (16) em Porto Seguro, na Bahia. A prisão faz parte da operação “Sexto Mandamento”, deflagrada pela Polícia Militar (Minas Gerais e Bahia), Polícia Civil (Minas Gerais e Rio de Janeiro), Ministério Público de Minas Gerais e Poder Judiciário. 

De acordo o Ministério Público, o líder da organização criminosa é suspeito de ser o mandante de diversos homicídios na região, em grande parte pela disputa pelo tráfico. 

Segundo informações divulgadas pelos órgãos de segurança pública, o traficante estava há algum tempo oprimindo a comunidade. A base do líder do grupo foi estabelecida na comunidade São Francisco de Assis, mas o traficante atuava como uma liderança criminosa que abastecia outros bairros de Manhuaçu, inclusive outros municípios da região. Ele estava foragido na cidade do Rio de Janeiro. 

FOTOS: Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público

Combate ao tráfico de drogas na região de Manhuaçu 

A prisão do líder da organização criminosa é a culminância de diversas ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública, nas quais foram cumpridas dezenove prisões de pessoas diretamente envolvidas com o narcotráfico e homicídios.

Em 2022,  a parceria dos órgãos de segurança pública resultou na prisão do “braço direito” do chefe dessa organização criminosa. Após a Polícia Militar repassar a localização exata dele no estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil carioca efetuou a prisão. Outra prisão importante foi a do sucessor dele, com a consequente apreensão de cem tabletes de maconha.  

Em continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas e a ocorrências de homicídio na região de Manhuaçu, a Polícia Militar está ocupando bairros e estabelecendo policiamento de proximidade com a comunidade, além de apoiar o poder público municipal com o Programa Fique Vivo. A Polícia Civil tem apurado vários homicídios e representado pela prisão preventiva dos suspeitos de praticar esse tipo de crime.

Consequências do tráfico de drogas 

De acordo com os órgãos de segurança, desde o ano de 2017, aproximadamente quarenta pessoas foram vítimas de homicídios tentados e consumados na cidade de Manhuaçu, em decorrência do tráfico de drogas. Na grande maioria, jovens entre 15 e 29 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM