Júlio Avelar pede implementação de programa para descarte de lixo eletrônico

Avelar destaca que muitos dos aparelhos descartados possuem substâncias tóxicas ao meio ambiente e podem trazer prejuízos à saúde humana

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Avelar (PV), pediu ao prefeito André Merlo (PSDB) para implantar em Governador Valadares um programa municipal para descarte de lixo eletrônico. A solicitação do parlamentar é que sejam criados pontos de coleta para armazenamento e separação dos itens, para que eles sejam reciclados.

“Valadares é a nona maior cidade do estado, e certamente também é a nona cidade a gerar mais lixo eletrônico, como micro-ondas, celulares, baterias e computadores. A gente vê pelas rodovias a quantidade de carcaças de computadores, até geladeiras, tudo isso jogado”, declarou o vereador.

Na justificativa apresentada ao Poder Executivo, Avelar destaca que muitos dos aparelhos descartados possuem substâncias tóxicas ao meio ambiente e que, em seu processo de decomposição, podem trazer prejuízos à saúde humana. “Então, estamos pedindo ao prefeito, juntamente com o secretário de Obras, que faça a avaliação de um lugar apropriado para o descarte desse lixo, para as pessoas não ficarem jogando por aí. É uma grande quantidade de lixo, e um lixo perigoso, na maioria dos casos”, disse o presidente da Câmara.

Questionada sobre a possibilidade de implementação de política pública para descarte de lixo eletrônico, a Prefeitura de Valadares afirmou, por meio de nota: “A Lei Municipal 6485 determina que a responsabilidade pela destinação e manejo de resíduos especiais, como é o caso dos equipamentos eletrônicos, é de quem o gera. A cobertura desses serviços é realizada pelo setor privado, devendo o gerador se certificar se o manejo é feito por métodos aprovados e licenciados pelos órgãos ambientais competentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM