Falso seminarista está extorquindo dinheiro em nome de padres da cidade

Segundo pároco da igreja São João XXIII, Nelito Dornelas, fiéis foram abordados em casa por um falso seminarista que pede dinheiro em seu nome. FOTO: Divulgação.

A Paróquia São João XXIII, no bairro Vila dos Montes, em Governador Valadares, teve o nome usado para a prática de um golpe na segunda-feira, 11. Falso seminarista é suspeito de enganar fiéis para extorquir dinheiro em nome do padre Nelito Dornelas. Algumas vítimas – em geral, idosos – relatam que ele se passa por seminarista, pede dinheiro emprestado em nome do padre para pagar livros que chegaram à igreja e diz que no fim da tarde, quando o padre retornar da viagem, devolverá o dinheiro. As vítimas, sem pensar duas vezes, acabam dando o dinheiro ao falso seminarista, na certeza de que realmente foi o padre quem pediu. Quando descobrem a farsa, já é tarde. Uma vítima chegou a entregar ao falso seminarista todo o salário.

Segundo o padre Nelito, alguns fiéis da paróquia foram procurados pelo falso seminarista, mas a maioria não entregou o dinheiro, muitos porque não tinham e outros porque desconfiaram que poderia ser um golpe. Maria do Carmo, 72 anos, foi uma das vítimas do falso seminarista. Ela tinha acabado de receber o salário, quando um jovem, aparentando ter entre 20 e 29 anos, bem vestido, 1,80m, moreno, voz calma, com uma cruz grande pendurada no pescoço, chegou à sua casa e disse que era seminarista. Ele disse que o padre Nelito estava viajando e que havia chegado na igreja uma encomenda que precisava ser paga naquele momento. Como o padre não estava na paróquia, ele pediu para que ela emprestasse o dinheiro para fazer o pagamento, e que no fim da tarde ela poderia passar na secretaria da igreja e pegar o valor de um salário mínimo (quantia levada). Na ação, o seminarista foi tão convincente, que Maria do Carmo entregou todo o salário. De posse do dinheiro, ele ajoelhou e rezou junto com a vítima na frente de uma santa.

O padre conta que, no caso da vítima, a ação só foi descoberta porque uma parente dela chegou à sua casa e ficou sabendo do empréstimo. Na hora ela desconfiou e ligou para a secretaria da igreja, onde foi informada que eles não tinham pedido dinheiro emprestado. A vítima rapidamente acionou a polícia, para registrar um boletim de ocorrência.

“É preciso ficar atento. Nunca devem abrir as portas, porque de fato é perigoso. Lembrando que a vítima é sempre um idoso. A igreja nunca pede dinheiro emprestado, muito menos envia seminaristas para fazê-lo. Fica o alerta da Paróquia São João XXIII: não estamos pedindo dinheiro emprestado para ninguém; muito cuidado”, explica o padre Nelito.

Quando o padre ficou sabendo do ocorrido, publicou um áudio no grupo de whatsapp da paróquia lamentando o acontecido e explicando como está funcionando o golpe na cidade. Pediu ainda que todos os fiéis compartilhem o áudio, para evitar novos transtornos. O padre ressaltou que ficou sabendo que esse suposto seminarista estaria tentando fazer vítimas no bairro Conjunto Sir.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM