[the_ad id="288653"]

Dicas práticas para mudar a mente procrastinadora

Dileymárcio de Carvalho (*)

Uma orientação psicológica funcional para os procrastinadores é quanto à identificação de suas emoções, ações e os comportamentos que na prática são limitadores de produtividade. Muita gente fica assustada quando descobre esse padrão em várias áreas no dia-a-dia.

A primeira fase é reconhecer que isso acontece, quando e onde. O trabalho psicológico profissional ajuda então a desenvolver novos comportamentos funcionais para as “coisas” que acabo deixando de fazer no dia a dia. E você vai identificar que não se trata de uma grande questão apenas, mas de um conjunto de pequenas atividades que são deixadas para a última hora. Elas são reforçadoras do comportamento de procrastinar.

Aqui algumas dicas para ajudar a mudar o foco do seu pensamento sobre adiar as coisas. A primeira: tente pensar em uma boa referência de alguém que cumpre ou cumpriria a atividade que você está deixando com muito sucesso. Essa projeção ajuda o cérebro na organização de um modelo mental para você “modelar” o seu pensamento e gerar um novo comportamento.

O cérebro responde bem aos novos modelos, mas é preciso insistir neles até que se transformem em novos caminhos neurais. Outra dica importante é você pensar e sentir como estariam suas emoções se tal tarefa, independentemente do tamanho ou complexidade, não existisse mais. A sensação de atividade feita, também produz motivação para fazer.  Diante nessa organização mental, você deve se perguntar: por onde então começo? E aqui algo precioso: defina uma pequena parte para fazer primeiro e tempo para esse primeiro momento.

Você precisa incluir gratificações por cumprir o que planejou mentalmente. Ai você define uma pequena recompensa para logo após de executar a primeira etapa.  E para não perder o foco, estime em percentagem quanto representa essa primeira etapa da tarefa total. Na prática você está abrindo a sua mente para olhar as atividades e tarefas do dia a dia sem o pensamento de procrastinar. Mas é preciso começar e faça isso agora: qual pequena atividade está parada e você pode fazer agora?


Dileymárcio de Carvalho – Psicólogo Clínico Comportamental- CRP: 04/49821
E-mail: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Por que nos sabotamos?

🔊 Clique e ouça a notícia A maioria de nós já viveu aquela sensação frustrante de querer muito mudar e, ainda assim, agir na direção contrária. Prometemos começar uma dieta,

Tem japonvar também, e Brazil

🔊 Clique e ouça a notícia Sequencialmente ao artigo “Nova Iorque é logo ali”, segue um complemento de informações sobre o “por que” dos nomes de algumas cidades brasileiras —

Simplesmente Abelão

🔊 Clique e ouça a notícia Mais um brasileirão se findou e houve sofrimentos impensáveis para grandes clubes de nosso país, com a última rodada definindo os dois últimos ao