[the_ad id="288653"]

Deputado fala em possível corrupção na Prefeitura de GV; Executivo nega

FOTO: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

GOVERNADOR VALADARES – Em discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) ‘ventilou’ a possibilidade de corrupção por parte do prefeito André Merlo (União Brasil) e secretários de governo. O pronunciamento, aliás, aconteceu na noite desta terça-feira (6).

O deputado, portanto, começou seu discurso elogiando os vereadores Cézar Ribeiro e Gilsa Santos (ambos do PT). Eles propuseram a realização de uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] na última semana em Valadares. O objetivo, portanto, era investigar denúncias contra o prefeito André Merlo (União Brasil), e segundo o deputado, contra secretários de governo.

Por falta de votos, no entanto, a proposta não avançou na Câmara de Vereadores. Apenas os vereadores do PT, aliás, votaram a favor da abertura da CPI.

OBRAS

Segundo Monteiro, entretanto, a denúncia partiu de um “colega, deputado federal”, que “denuncia irregularidades nas obras do Aeroporto local de Governador Valadares”. “É uma obra que vem tocada há vários anos, que não foi concluída e que está paralisada”, disse.

Outra obra em que, similarmente, segundo Monteiro, há denúncia de corrupção, é a da Açucareira. “Da mesma forma, irregularidades nas obras da Açucareira. É um espaço cultural da nossa cidade… A obra está parada há muitos anos, com denúncias de desvio da empresa que está executando a obra, em parceria com secretário municipal da nossa cidade”, disse Monteiro, sem, porém, citar quem seria o secretário ou o denunciante.

INFRAESTRUTURA

O deputado, dessa forma, também citou possíveis irregularidades na contratação de serviços de infraestrutura na cidade.

“Ineficiência também na execução de contrato de tapa-buracos na cidade de Governador Valadares. Mais de R$ 15 milhões foram contratados para tapar buraco e a cidade está toda esburacada”.

Leonardo Monteiro

SAÚDE

Outra área em que, segundo Monteiro, haveria irregularidades é a Saúde. Aliás, o próprio prefeito já havia se manifestado sobre o tema, quando caixas de medicamentos que viriam para o SUS em Valadares foram encontrados em Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso desde março de 2023. No próximo mês completa um ano.

“Na nossa cidade é uma coisa esquisita. Você não acha um comprimido para combater uma febre em uma unidade de saúde. Um hospital completamente desmontado, desestruturado para atender a nossa população. Um absurdo o que a administração, o prefeito está fazendo com a Saúde de Governador Valadares. No entanto, foram encontrados dois caminhões lotados de medicamentos no ano passado, a mais de 300 km de Valadares, próximo de Belo Horizonte, próximo de Contagem. Dois caminhões de medicamentos identificados como de Governador Valadares, inclusive, com motorista transportando o caminhão, que tem identificação com assessoria de parlamentares de Valadares”, disse.

CONFIRA O VÍDEO COMPLETO:

PREFEITURA REBATE ACUSAÇÕES

A Prefeitura de Valadares, por meio de um post no Instagram, rebateu na noite desta quarta-feira (7), as acusações de Monteiro. Em relação às obras da Açucareira e do Aeroporto, a Prefeitura afirma que não há irregularidades.

“Todo recurso oriundo de convênio entre Governo Federal e Prefeitura é rigorosamente auditado tanto pelos Ministérios que o celebram quanto pelos agentes financeiros, que só autorizam o pagamento do que for executado, justamente para que não haja possibilidade de desvio de dinheiro público. É o que acontece com os contratos do Aeroporto e da Açucareira, citados pelo deputado como possível objeto de corrupção. No entanto, ao contrário da fala, na qual nenhuma evidência foi apresentada, o convênio da Açucareira foi renovado pelo Ministério do Turismo, que após vistoria, in loco, compreendeu que as paralisações ocorreram devido a entraves como condições da obra em prédio tombado pelo patrimônio histórico e a pandemia de COVID-19, entre outros. Quanto ao aeroporto, nos trâmites de devolução de sua gestão para a Infraero, está incluído o convênio, sobre o qual não há qualquer suspeição de mau uso de dinheiro público”.

BURACOS

Em relação aos buracos na cidade, a Prefeitura afirmou que “vem intensificando os trabalhos de pavimentação e recuperação das vias” e repassou a responsabilidade de buracos para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Redes pluviais antigas fazem com que o SAAE tenha que abrir muitos buracos para reparos, e muitas vezes a autarquia não consegue realizar o fechamento deles com a devida agilidade. Bairros e loteamentos recentes, recebidos por administrações anteriores com infraestrutura inadequada também contribuem para aumentar o problema contra o qual a prefeitura trabalha diariamente, investindo todo o recurso possível”, diz.

HOSPITAL ‘REGIONAL’

Quanto às denúncias ligadas à Saúde, a Prefeitura disse que Leonardo Monteiro demonstra desconhecimento da realidade ao dizer que o Hospital Municipal estaria “desmontado”. “Ao contrário disso, o HM abriu mais leitos de UTI geral, conquistou sua UTI pediátrica, e segue sendo de alta resolutividade”. Segundo a Prefeitura, apesar de ser municipal, o Hospital “atua como regional, pactuado com 52 municípios, mas atendendo a mais de 100 cidades, por ser o único de porta aberta 24h 100% SUS na região”.

Sobre faltar comprimidos nas unidades de Saúde, a Prefeitura afirma, porém, que “a falta sazonal de itens específicos de uso hospitalar ou de unidades de saúde, em função da burocracia do processo de compra, já está sanada”.

SINDICÂNCIA E INQUÉRITO

Quanto ao material apreendido em março em BH, a Prefeitura disse, entretanto, que abriu sindicância para apurar os fatos e que a Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso. Em ambos casos, segundo o município, em sigilo.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Segundo Leonardo Monteiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF), em Governador Valadares, para investigar as supostas irregularidades. O PT fez a representação na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro.

Comments 3

  1. Edson De Paula Brandao says:

    Porque o Drd não cita o nome do Dep.Hercilio Coelho Diniz, foi ele que primeiro fez a denúncia de corrupção na Prefeitura de Governador Valadares, inclusive citou o nome do secretário.

  2. ISRAEL SOUSA says:

    NÃO ME DIGA…

  3. Claudia says:

    Eu acredito
    Pois fizemos pedidos de abaixo assinado aqui da minha rua, a verba para calçamento veio no ano seguinte do pedido, fomos no semov e confirmamos que a verba veio, mas as obras ñ foram feitas ,sempre falam que vão fazer mas faz.
    Fui no ministério publico fiz a denúncia e pedir resposta por que não foi feito já que veio a verba mas o promotor arquivou declarando que era causa pessoal ,causa pessoal pavimentação de rua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM