[the_ad id="288653"]

A melhor pizza artesanal de Minas está em Valadares

FOTO: Divulgação Quintal 333

Conheça a ‘receita’ de como uma pizzaria artesanal em Valadares chegou ao Top 30 da América Latina

GOVERNADOR VALADARES – Foi no quintal de uma casa de número 333, com um fogão de quatro bocas, que se deu o mise en place (*) de uma pizzaria artesanal de Governador Valadares, eleita a melhor de Minas Gerais. O que era um hobby para o chef pizzaiolo Thomás Arthuso, em pouco tempo virou negócio com direito a reconhecimento pelo guia 50 Top Pizza da América Latina. Ele junto com a esposa, Marina Araújo, são sócios do Quintal 333. Há quatro anos, a empresa que funciona como delivery pizza, surgiu da combinação de dois ingredientes bem comuns para quem empreende: necessidade e uma boa ideia.

Antes da pizzaria, o casal já atuava no segmento de alimentos, e, por nove anos, a loja de produtos naturais foi o principal empreendimento. Mas tudo mudou em 2020. Para quem não se lembra, pouco tempo atrás estávamos em uma pandemia e a covid-19 se alastrava por todo o globo. Nesse período, muitos estabelecimentos comerciais fecharam as portas, inclusive, a loja do Thomás e da Marina. É nesse contexto que surge a necessidade de se empreender em uma nova ideia, em uma nova receita. 

Dedicação à gastronomia

Desde 2018, Thomás Arthuso começou a se aventurar no universo da gastronomia. Na época, o interesse por cozinhar se restringia aos familiares. Era um hobbie. Mas no início da pandemia, ele decidiu investir um pouco mais de tempo no fogão, colocar a mão na massa e fazer pizzas e pães. No começo, a cartela de clientes era mais restrita a amigos, familiares e vizinhos. Só que ao passar dos meses, o negócio começou a ganhar mais massa.

“Eu comecei a estudar por conta própria, a dedicar à gastronomia como hobby, até porque eu tinha outras ocupações, não era a minha primeira formação. E do hobby, eu fui estudando, tomando gosto e ficando sério. Depois disso, organicamente e gradativamente a gente foi crescendo a partir desse start. E desde então já se vão quatro anos”, disse Thomás Arthuso.

Tradição italiana

Pela perspectiva de negócio – e também alinhado com o gosto pessoal – o chef pizzaiolo decidiu investir no segmento de pizza artesanal. A base e inspiração na cozinha têm raízes na tradição italiana. As pizzas de Reggina e Marguerita são as mais pedidas do cardápio; os insumos são adquiridos de produtores locais. E para dar uma pitada de inovação, Thomás busca criar novos sabores com combinações de diferentes ingredientes. É nesse encontro entre a gastronomia e o artesanal que “nenhuma pizza é igual à outra. Todas as pizzas são diferentes, por mais que os sabores sejam os mesmos. Nunca é igual”, destaca o chef.

Sendo a massa, um dos principais diferenciais desse tipo de pizza, feita por meio do processo de longa fermentação, o preparo requer muita dedicação. “A nossa massa é de longa fermentação e é feita dois dias antes. Muita gente quando vai fazer pizza faz a massa em duas horas. Mas aí põe farinha, enche de açúcar, água, leite, gordura e um monte de coisa. Isso é para acelerar o processo de fermentação. Na nossa massa, a gente usa 4 ingredientes: água, farinha, fermento e sal. A gente usa uma pequena quantidade de fermento e dá mais tempo para a massa desenvolver o sabor e acidez; a borda fica mais alta, como se fosse um pãozinho; ela é fina na base e as bordas mais alargadas”, explicou o chef pizzaiolo.

50 Top Pizza da América Latina

Em fevereiro deste ano, para apimentar um pouco mais essa história, uma mensagem chega ao email de Thomás, e, em seguida, pelo Instagram, uma nova mensagem no direct. O conteúdo de ambas era o mesmo: informava que era um assunto confidencial e que a pizzaria estava selecionada entre as 50 melhores da América Latina.

O guia 50 Top Pizza existe desde 2017 e surgiu na Itália. De lá expandiu para a Europa, Estados Unidos e Ásia. Em 2024, o guia pousou na América Latina e realizou a primeira edição. A avaliação das pizzarias acontece de forma anônima, por inspetores que analisam a massa, molho, insumos, correlação de sabores e atendimento. As pizzarias artesanais participam da seletiva, mas sem ter o conhecimento que estão sendo avaliadas. “É uma avaliação às cegas. A gente nem fazia ideia disso”, confessou Marina Araújo.

Ainda assim, após receber a mensagem sobre a seleção, o casal ainda não sabia em qual posição do ranking a pizzaria tinha ficado. A revelação do resultado aconteceu apenas dois meses depois, em abril, durante um evento no consulado italiano, no Rio de Janeiro.

FOTO: Fred Seixas

Resultado surpreendeu

“A gente sabia que estava classificado, mas a gente não sabia a colocação. Aí de acordo com que eles iam chamando na ordem [do 50º ao 1º], nós começamos a ter uma noção. Aí foram chamando e chamando; tinha pizzarias que são referência minha e chamaram na nossa frente. Na hora eu falei: será que estamos aqui mesmo ou colocaram a gente no lugar errado?”, brincou Thomás.

“Alguns pizzaiolos lá [na premiação] – pessoas muito grandes em São Paulo – vieram falar com a gente e parabenizar dizendo que era uma conquista geral, para toda a comunidade da pizza; e que era muito legal a gente de um lugar tão fora do circuito gastronômico ter sido selecionado entre os 50”, completou Marina Araújo.

A Quintal 333 ficou na posição de número 30 entre as melhores pizzarias artesanais da América Latina, sendo a melhor – top 1 – de Minas Gerais. E, sim, de acordo com o júri do guia, a melhor pizza artesanal do Estado está em Governador Valadares!

A Leggera Pizza Napoletana, de São Paulo, subiu no pódio de primeiro lugar como a melhor pizzaria. Em segundo lugar, outro estabelecimento da capital paulista, o QT Pizza Bar. Pra fechar o Top 3 está a primeira pizzaria fora do Brasil. A Ti Amo, de Buenos Aires, Argentina. Ao todo, 25 pizzas brasileiras estão no ranking.

(*) Mise en place é o processo de picar, moer, separar e pesar todos os ingredientes necessários para realização dos pratos

Comments 6

  1. Marília says:

    Qual é o endereço para pode ir e experimentar essa delícia

  2. Dayse Lima says:

    Feliz por vc ser de Governador Valadares -MG. Parabéns pela dedicação e empenho .

  3. Raquel Mariante says:

    Parabéns e que continuem a empreender com qualidade. Quando for a GV quero experimentar a pizza de vocês. Sucesso!!

  4. Elizete says:

    Eu quero,,,sou de GV, tô indo aí

  5. Warlei Teixeira says:

    Boa tarde, Parabéns ao Quintal 333 que nos representou , Valadares em alta.Qualno endereço??? Quero degustar da melhor pizza de MG.

  6. Mauro Barbosa says:

    Gostaria que enviasse o endereço e cardápio,por favor! Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM