Cursos de qualificação do Senai Valadares continuam sendo referência na região

O Senai em Governador Valadares já formou centenas de profissionais que atuam em empresas de pequeno, médio e grande porte nas áreas de mecânica e eletroeletrônica, entre outros segmentos. Mesmo com a pandemia da covid-19, a escola não deixou seu objetivo de lado e segue trabalhando para que as indústrias se desenvolvam e os alunos de 14 a 23 anos tenham uma educação de excelência e cheguem preparados ao mercado de trabalho.

São inúmeros cursos oferecidos, como Usinagem Mecânica, Aprendizagem Industrial, Processos Administrativos, Instalação e Reparação de Rede de Computadores e Eletroeletrônica. Os cursos duram em média menos do que um ano e meio. Os bons frutos são resultado de um trabalho de dedicação de alunos e instrutores. Podem se inscrever jovens com idade a partir de 14 anos. Para isso, precisam estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio, ou o equivalente na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O instrutor Guilherme de Paula já foi aluno do Senai

Guilherme de Paula foi aluno do Senai e hoje é instrutor de aprendizagem industrial. Ele conta como o Senai influenciou na sua formação profissional. “O Senai, desde a sua fundação, tem uma missão muito valorosa para a indústria brasileira: promover a educação profissional e a tecnológica. Aqui em Valadares oferecemos cursos em diversas áreas, além dos serviços tecnológicos e tecnologia aplicada. Os profissionais que se formaram aqui atuam em diversos ramos do mercado de trabalho. O Senai proporciona ao aluno uma proximidade com as indústrias que você não vê em outras instituições. Nossos laboratórios são todos voltados para as aulas práticas. Ou seja, o aluno vai sair daqui com a certeza de que será mão de obra em qualquer indústria. Aqui foi meu pontapé inicial no mercado de trabalho e pode ser o de muitos jovens também. É preciso acreditar.”

“A ideia principal é que o aluno saia daqui tendo competências para atuar em qualquer indústria”

Guilherme de Paula

Guilherme explicou como acontece a escolha dos cursos mais visados pelos alunos. “O curso de aprendizagem industrial acontece duas vezes por ano. Inclusive, haverá no dia 26 de junho processo seletivo aberto para toda a comunidade. O curso de eletromecânica é uma referência no Senai. O objetivo é desenvolver o conhecimento dos alunos. Para as indústrias, isso representa um ganho também. Já chegam lidando com várias situações”, conta.

O aluno de eletroeletrônica Micael Silva de Araújo, de 18 anos, sonha em abrir seu próprio empreendimento um dia. Para ele, o Senai está sendo fundamental para alcançar esse sonho. “A pessoa sai daqui com a mente preparada para o mercado de trabalho. Já cursei administração e ele foi excelente para meu aprendizado, melhorou minha oratória e como lidar com alguma situações e rotinas administrativas. Sonho um dia em abrir minha própria empresa”, afirmou.

O aluno Micael Silva sonha em abrir seu próprio negócio

Adaptações por causa da pandemia de covid-19

São tempos de educação à distância, por causa da pandemia de covid-19. Mas, para o ensino profissional, em que o aluno aprende botando a mão na massa, os cursos exigem etapas presenciais, que deverão ser retomadas aos poucos no Senai. Todo o espaço e laboratórios já foram adaptados para receber os alunos. Além dos cuidados com desinfecção e limpeza, o Senai colocou cartazes com orientações em ambientes coletivos. “A gente percebeu que o futuro da educação estava relacionado com investimento em tecnologia. Nesse contexto, o Senai saiu na frente da pandemia. A gente já tinha uma ideia de como seria a educação no futuro. Aqui na nossa unidade adaptamos os ambientes para realizar as aulas práticas mesmo à distância”, contou.

“Estamos ansiosos com o retorno dos alunos, pois o contato com os equipamentos é diferente. Por mais que ofereçamos um ambiente de aulas online confortável e dinâmico, as aulas práticas têm um diferencial”, ressalta Guilherme.

Durante a pandemia, o Senai  também está desenvolvendo, através de seus alunos, projetos que auxiliam empresas mineiras no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus. Vale lembrar que o Senai faz parte da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Rio Doce, presidida atualmente pelo empresário Marcos Lopes Farias.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Senai e valores de cada um pelo telefone (33) 3272 4615.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM