CRAS de Valadares promovem ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foram realizadas atividades nos CRAS Santa Efigênia, São Raimundo e Jardim do Trevo

Nesta semana a Prefeitura de Valadares promoveu um debate com os grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. Esse tema é trabalhado durante todo o ano e reforçado durante o mês de maio pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

As crianças e adolescentes do CRAS Santa Efigênia confeccionaram flores amarelas, símbolo da Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, para representar aqueles que tiveram seus direitos violados. Já os idosos do CRAS São Raimundo encheram balões na cor laranja, a fim de mostrar que esse é um compromisso de toda a sociedade. 

O objetivo é afirmar que o Poder Público, autoridades, empresários, sociedade civil organizada e toda a população precisam estar engajados para proteger, cuidar e respeitar as crianças e adolescentes.

Os usuários do grupo de idosos do CRAS Jardim do Trevo relembraram a importância do dia 18 de maio, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. 

Os participantes dos grupos também receberam panfletos com o telefone do Disque 100, como incentivo a denunciar os casos de violência sexual infanto-juvenil. Além disso, receberam orientações e dicas de como identificar os sinais de que as crianças e adolescentes podem estar sendo vítimas de abuso e exploração sexual, bem como onde e quando buscar ajuda.

O dia 18 de maio faz alusão ao caso Araceli, menina de 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada e morta no estado do Espírito Santo, em 1973. O crime transformou a data em uma memória de luta pelas crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. 

Em caso de suspeita, ligue para a Polícia por meio do 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM