Covid-19: Valadares tem mais seis óbitos registrados no fim de semana

Número de mortes por Covid-19 chegou a 85 na cidade; entre as novas vítimas, estão dois servidores municipais. Taxa de ocupação de leitos públicos passa de 85%

Nesse fim de semana, o número de mortes provocadas pela Covid-19 em Governador Valadares chegou a 85. A cidade, que tem registrado no mínimo dois novos óbitos diariamente, desde a última sexta-feira (10), somou mais seis mortes nos boletins de sábado (11) e domingo (12).

Entre as vítimas, estão dois servidores da administração pública municipal. Um deles é Flávio Charlon, que atuava no setor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração. Ele testou positivo para Covid-19 no mês passado, e faleceu na noite de sábado (11), depois de vários dias internado em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A outra servidora é Erenilde Maria de Oliveira Pires, que também faleceu no fim de semana. Ela atuava no setor de lavanderia do Hospital Municipal de Governador Valadares. Em nota, a Prefeitura se solidarizou com amigos e familiares das vítimas.

Mais 95 casos de Covid-19 foram confirmados

Também durante o fim de semana, Governador Valadares teve mais 95 testes positivos de contaminação pelo novo coronavírus. Assim, o número de confirmações subiu para 2.312. Vale ressaltar que, aos fins de semana, o número de confirmações é geralmente mais baixo, já que muitos laboratórios não funcionam. Dessa forma, o resultado dos testes positivos se concentra no começo da semana, fazendo os números subirem mais nesses dias.

boletim covid

Diminuição no número de leitos

Em relação à ocupação de leitos de UTI do SUS, a taxa subiu de 75% na sexta-feira (10) para 81,3% no sábado (11) e 88,40% no domingo (12). No sábado eram 39 internados, e no domingo esse número diminuiu para 38. O aumento na taxa de ocupação, mesmo diante da diminuição no número de internados, gerou dúvidas, e a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento informando que isso se deve a uma queda no número de leitos habilitados.

Na nota, a Prefeitura afirma que o Hospital Municipal passou a operar, nesse fim de semana, com 25 leitos de UTI, e não com os 30 existentes. Essa diminuição de cinco leitos fez a taxa de ocupação aumentar, mesmo tendo uma pessoa a menos em internação.

De acordo com a Prefeitura, isso ocorreu porque os pacientes internados em estado grave necessitam de mais equipamentos do que os que são recomendados pelo Ministério da Saúde para habilitação dos leitos de UTI. Além disso, o funcionamento também é prejudicado pelo baixo número de servidores da saúde disponíveis, em função dos afastamentos por atestado médico.

Conforme as informações da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde já comunicou a situação à Superintendência Regional. A SMS teria feito também um pedido de suporte ao governo estadual, com urgência, para que, caso os leitos do SUS esgotem na cidade, os pacientes em estado grave sejam transferidos para outros hospitais de referência da região.

Já em relação aos leitos de UTI disponíveis em hospitais particulares de Governador Valadares, a taxa de ocupação permanece em 100%. Os leitos voltaram a ter ocupação total desde a última sexta-feira (10).

leitos covid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM