[the_ad id="288653"]

Coragem para dizer verdades

Está em cartaz em todos segmentos midiáticos e sem data para retirada, longo desabafo de Renato Portalupi – o Renato Gaúcho, futebolista vencedor e consagrado e que como treinador de futebol se apresenta como integrante da “prateleira de cima”. Querendo ou não, trata-se de um vencedor como poucos.

Extrovertido como poucos do mundo do futebol, dentro e fora das quatro linhas, PORTALUPI é idolatrado por muitos, odiado por outros tantos, em função de posturas adotadas quando futebolista, acrescidas de comportamento diferenciado na árdua tarefa de um treinador de futebol no país das maravilhas.

De personalidade forte, sem papas na língua, RENATO nunca foi de levar desaforos para casa e os títulos por ele conquistados o fizeram ídolo maior de grandes cubes, em especial do Fluminense das Laranjeiras e Grêmio de Porto Alegre.

Na carreira de treinador RENATO sempre buscou ter “o grupo” nas mãos, melhor dizendo, domínio total sobre o vestiário e outros detalhes acolhidos, recepcionados e impregnados no futebol dos tempos atuais. A malandragem anda solta…tem que ter sabedoria.

Respaldado por conquistas importantes, mesmo nos momentos difíceis, adversos e enfrentando terreno minado, GAÚCHO sempre adota uma postura firme e intransigente em defesa de seus comandados, deles recebendo o reconhecimento e apoio necessários.

Não é de hoje que PORTALUPI e a mídia não se entendem. Ambos os lados atacam, agridem e se pronunciam através de vocabulários fortes, reprováveis e pouco recomendáveis. Às vezes, verdadeiro espetáculo circense proibido para menores, para idosos também.

Nos últimos dias RENATO PORTALUPI em entrevista concedida logo após uma partida de seu Grêmio, abriu a “caixa de ferramentas” e soltou impropérios para todos os lados. No entanto, com coragem e independência que poucos do mundo esportivo têm, disse uma série de verdades que os integrantes da mídia precisavam e continuam precisando ouvir.

“Futriqueiros, fofoqueiros, mentirosos, tendenciosos, parciais, venais e subservientes” dentre outras, foram palavras ditas pelo consagrado TREINADOR, alertando para o grande prejuízo que segundo ele os midiáticos estão impondo ao futebol brasileiro. Falou e disse.

CORAGEM PARA DIZER VERDADES, antigamente ditas e escritas por Dilermando Rodrigues de Melo nas páginas do DRD, vêm à baila graças à coragem de um personagem – não importando  ser ele simpático ou antipático, dirigidas a um considerável número de críticos descompromissados com a verdade e que estão a infestar o ambiente de nosso futebol.

Para o observador atento, os pronunciamentos de Marcelo de Oliveira e Renato Portalupi, no mínimo merecem reflexões. Do primeiro a afirmativa de que o futebol, nos dias atuais, faz mal para a saúde. Do segundo a grave denúncia de que há trabalho de cunho jornalístico que vai  contra ao bem maior de nosso futebol. 

Que rumo tomou o futebol, outrora “esporte das multidões”. Impregnado por todo o tipo de pragas, inclusive financeira. Apenas mais um negócio cuja rentabilidade é buscada a qualquer custo, não importando os meios utilizados?

Até quando Renato Portalupi terá voz? Quando será silenciado? A mídia é poderosa e tem fortes aliados que trabalham no anonimato e ignoram procedimentos republicanos. Pretendentes ao quarto poder de nosso país, não está nem aí para a ética e dignidade.

Oxalá que a coragem e independência de Renato Gaúcho possam produzir discussões e reflexões que possam dignificar a prática sadia do esporte rei em nosso país, devolvendo a ele   a alegria e entusiasmo que marcaram época na terra descoberta por Cabral.


(*) Ex-atleta

FOTOS: Divulgação

N.B. – Aproxima-se o 15 de dezembro, data para a realização do XIX Encontro dos Desportistas de Valadares e região, tendo como local as dependências do Coopevale Futebol Cube, com início às 10.00h. Uma iniciativa e realização do Projeto Pingo D’Água, voltado para a prática de pequenas ações solidárias. Venha participar e traga, se possível, gêneros alimentícios e material de limpeza que terão destinação digna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Eu agradeço

🔊 Clique e ouça a notícia Amados irmãos leitores, que a paz esteja com vocês. Hoje é um dia especialíssimo pra mim. Como alguns sabem, tive a honra de participar

A política em um projeto social

🔊 Clique e ouça a notícia Dos nada saudosos tempos e períodos da Covid-19, enclausurados convivemos com grupos de WhatsApp, deles participando como forma de nos instruirmos, de receber informações

Homem primata

🔊 Clique e ouça a notícia No dia 6 de março, em uma partida entre Palmeiras e Cerro Porteño válida pela Copa Libertadores Sub-20, alguns torcedores paraguaios fizeram a clássica