Como fica o combate ao Aedes aegypti em tempos de pandemia?

GOVERNADOR VALADARES – Seis meses se passaram desde o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em Valadares e não se sabe ainda se a infestação do mosquito permanece alta, conforme demonstrado em janeiro, mês do primeiro levantamento do ano. As visitas domiciliares de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para combate ao Aedes aegypti seguem suspensas devido à pandemia.

Como medida de prevenção e segurança, o Ministério da Saúde (MS) determinou algumas limitações para a realização do trabalho dos agentes de zoonoses. Desde o mês de março o trabalho vem sendo feito por meio de borrifação com bomba costal (UBV).

Desde o mês de março o trabalho dos agentes de zoonoses vem sendo feito através de borrifação com bomba costal

De acordo com a Prefeitura, estão mantidos os trabalhos de vistoria somente em pontos estratégicos, como borracharias, empresas de grande porte e órgãos públicos com pátio extenso. Além de vistorias e eliminação de focos em lotes vagos, praças e estabelecimentos abertos.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) – Janeiro 2020 – apontou que 8% dos imóveis visitados apresentaram a presença do mosquito.

Os bairros Jardim do Trevo, Santa Paula, Planalto, Turmalina, Posto Planalto, Retiro dos Lagos, Sertão do Rio Doce e Borges apresentaram o maior índice de infestação, 12%.

Já os bairros Jardim Alice, JK, São Paulo, São Tarcísio e Santa Terezinha atingiram o menor índice, com 2,9%. Neste tempo de pandemia, é fundamental a participação da população para eliminar os focos do mosquito dentro dos imóveis e nos quintais.

Sem as visitas dos agentes de zoonoses, a cuidadora de idosos Solange dos Santos afirma que está mais difícil tempo para dar uma faxina no quintal e acabar com os focos do mosquito. “Não é todo dia que a gente tem tempo. Meu quintal é muito grande para cuidar e aqui em casa todo mundo trabalha fora. Moro no Santos Dumont I e ainda não vi esses agentes de zoonoses passarem na minha rua com essa bomba”, disse.

Próximos locais

A Prefeitura divulgou nesta segunda-feira (3) a programação do combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) na cidade. A programação vai até o dia 9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM