Caratinga apresenta resultado do primeiro LIRAa de 2022

Município apresentou índice de 3,4%; resultado corresponde a um médio risco de epidemia de arboviroses na região

O Departamento de Epidemiologia e Estatística realizou, em Caratinga, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. De acordo com a equipe envolvida, o município apresentou índice de 3,4% – o que corresponde a um médio risco de epidemia de arboviroses na região.

O diretor do Departamento de Epidemiologia e Estatística do município, Artur Santana, explica que, apesar do risco médio apresentado, ainda há motivos para a comunidade se manter otimista. O profissional pede para que a população colabore, seja na presença ou na ausência dos agentes de endemias do município:

“Apesar desse médio risco, podemos dizer que nós tivemos um bom resultado se comparado a anos anteriores, em que já tivemos índices próximos a 6% neste mesmo período. Nós pedimos à população que continue colaborando, que continue recebendo os agentes de combate à endemias em suas residências e que a população faça sua parte quando os agentes não estiverem nas visitas em suas residências, para que possamos ter índices cada dia melhores”, disse.

A Prefeitura também reforçou o comunicado à população: “Se comparado a anos anteriores, o resultado pode ser considerado positivo, no entanto é possível melhorar. Se cada um fizer sua parte eliminando possíveis criadouros do mosquito, podemos atingir índices cada vez melhores”.

Sobre o LIRAa

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos (possíveis riscos dos insetos para seres humanos) e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti . 

O Sistema LIRAa visa otimizar e direcionar as ações de controle do vetor, facilitando a delimitação de áreas de risco, a avaliação de metodologias de controle e a contribuição para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM