[the_ad id="288653"]

Um vencedor com méritos

Nos bons tempos de nosso futebol folclórico, alegre e descontraído, ser campeão do Rio, de São Paulo ou mesmo vencer o torneio Rio – São Paulo, sintetizavam conquistas memoráveis, gigantes e valorizadas, implicando em objetivos pretendidos pelos grandes do futebol nacional.

Em 1960, no Rio de Janeiro, o América Futebol Clube, até então um dos grandes do Estado, venceu o Fluminense por 2×1 na última rodada – gols de Jorge e Nilo contra o de Pinheiro para os tricolores e tornou-se campeão carioca, sob a batuta de um jovem e desconhecido Jorge Vieira.

Em 1966, nas Minas Gerais, sob o comando técnico do desconhecido Airton Moreira – irmão Dos consagrados Zezé Moreira e Aimoré Moreira, o jovem time do Cruzeiro assombrou o Brasil e conquistou tudo ou quase tudo.

Na década de 70, Rubens Minelli fez história como técnico de futebol em nosso país, inovando e conquistando títulos á frente de esquadras bem montadas e com padrões avançados para a época.  Atleticanos não guardam boas recordações…

Otacílio Pires de Camargo – o popular Cilinho, colocou para jogar uma garotada no São Paulo – Silas, Miller e outros mais, apresentando um futebol de altíssimo nível, bonito de se ver, traduzido em resultados altamente positivos. Ficou na história do clube.

Os anos se passaram e dentre tantos, surgiram Nelsinho Batista e Wanderlei Luxemburgo á frente, respectivamente, de Novo Horizontino e Bragantino, fazendo um barulhão danado e se cacifando como grandes treinadores de futebol em nosso país.

Inúmeros outros técnicos jovens surgiram e se consagraram, fizeram histórias – não vale mencionar Mestre Tele Santana e o discípulo Murici Ramalho, por razões óbvias. Há ainda um número grande daqueles que permanecem em atividades, fazendo o que mais gostam, apesar das transformações ocorridas no futebol.

Há de se fazer justiça ao jovem Felipe Luis, estudioso e trabalhador, porém, tendo a seu desfavor o melhor, maior e mais caro plantel de futebolistas da América do Sul, sendo visto com desconfiança e avaliação superficial. O tempo lhe fará justiça.

Idas e vindas, mudanças as mais diversas, surgimento das SAF’s  no país ainda que com muitas obscuridades e a constatação de que o Esporte Clube Corinthians é o nosso clube mais endividado, sofre com questões de política interna e é tocado, empurrado e caminha graças a sua fiel e irresponsável massa de torcedores.

Suplantando adversários infinitamente superiores, venceu a última edição da Copa do Brasil e acaba de se tornar vencedor da Copa dos Campeões em inconteste vitória sobre o Clube de Regatas Flamengo, surpreendendo o mundo esportivo e uma espantada e tendenciosa mídia esportiva.

DORIVAL JUNIOR, ex atleta mediano, disciplinado e de hábitos simples, educado por excelência, discreto e muito trabalhador, com toda bagunça e futricas existentes no clube paulista, conseguiu dar-lhe um padrão de jogo e uma vontade de ganhar digna dos maiores elogios. Continua sendo um vencedor e mantendo uma humildade pouco vista no mundo do futebol.

Em tempos tão difíceis em que determinados valores são desprezados, o treinador corintiano mostrou e mostra que ser correto, digno e respeitoso, tendo conhecimento e competência, é possível contrariar a lógica do futebol.

Com todos os méritos, para tristeza da mídia tupiniquim, Dorival Junior leva à loucura a massa de torcedores de um endividado clube de futebol de nosso país, contrariando a lógica, prognósticos e tudo o mais. O futebol é apaixonante.


Ex-atleta

N.B. 1 – Cobra-nos Julinho, craque valadarense do passado, abordagem de temas e fatos mais recentes do esporte valadarense. Com uma vela acesa, vamos procurar agulha em um palheiro.

N.B. 2 – Para onde vamos ou o que fazer quando um árbitro de futebol manda um atleta de futebol profissional tomar … Ocorreu em clássico paulista e o adversário confirmou. E agora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lagoas recuperadas, consciência abandonada

🔊 Clique e ouça a notícia Valadares avançou — e isso precisa ser reconhecido. O município recuperou lagoas que antes estavam abandonadas. São conquistas importantes, fruto de investimento público e

Entre Mosquitos, Camelos e Outras Miopias Humanas

🔊 Clique e ouça a notícia Sobre gente que implica demais… e entende de menos… Pessoas são problemas. Desde sempre. Pessoas são problemáticas. O tempo todo. Lembro-me de uma frase