[the_ad id="288653"]

Novo vinho brasileiro | Sauvignon Blanc, a primeira casta branca dos vinhos de inverno

FOTO: Stockking/Freepik
por Marcelle Justo (*)

Casta branca de aromas bem marcantes, a Sauvignon Blanc foi a primeira uva a se adaptar ao manejo dos vinhos de inverno. Muito popular no mundo todo, este vinho branco tem aromas e sabores muito característicos: é refrescante e seco com alta acidez e pode ser consumido com ou sem comida.

Casta muito cultivada nas regiões de Bordeaux e do Vale do Loire, na França, se adaptou em vários países do Novo Mundo do vinho, como o Chile, a Austrália e a Nova Zelândia.

Entre os rótulos de maior destaque na região Sudeste está o Mar de Morros Sauvignon Blanc, elaborado com 100% da casta do vinhedo Mosaico na vinícola Artesã, em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais.

“A parcela Sauvignon Blanc é a mais fria da nossa propriedade e tem o solo parcialmente arenoso, o que traz ao vinho uma intensidade aromática surpreendente e bastante agradável”, explica Roberta Cavalcanti, enóloga e sócia-proprietária da vinícola.

“Durante o amadurecimento das uvas, entre os meses de junho e julho, as temperaturas ao longo da noite permanecem sempre abaixo dos 12°C, ressaltando o frescor e notas aromáticas mais cítricas, como o limão cravo. Os herbáceos, muito característicos de regiões vitícolas mais frias, se apresentam de forma bastante delicada e entrelaçados com algumas frutas tropicais”, descreve Roberta, que guarda para o final o segredo de brasilidade do seu Sauvignon:
“A acidez presente prolonga o final, ressaltando também nuances adocicadas de flor de pitangueira”, afirma.

Hoje em dia, a Sauvignon Blanc não reina sozinha e a plantação de castas brancas de dupla poda está diversificada. Há Chardonnay, Viognier e Marsanne em escala comercial. E, mais recentemente, foram plantadas Muscat petit grain e Vermentino.

HARMONIZAÇÃO

Para petiscar com vinhos de sauvignon blanc, os queijos de cabra combinam muito bem. A moderada acidez presente no queijo vai ressaltar os sabores de frutas tropicais presentes no vinho.

DICAS

Ainda é muito difícil encontrar os vinhos de inverno nos grandes supermercados ou lojas especializadas fora das cidades onde são produzidos. Mas é possível entrar em contato com as vinícolas pelas redes sociais ou sites e fazer encomendas. A mineira Cave das Vertentes tem rótulos de vinhos brancos e tintos disponíveis, assim como a Artesã, a Casa Soncini (Itaí, SP), a Terras Frias (em Nova Friburgo, RJ), entre outras.


(*) Jornalista e especialista em vinhos. Instagram @marcellejusto

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM