Valadares terá campeonatos brasileiros de voo livre em 2020

FOTO: Divulgação

Depois de conquistar, em abril, o direito de sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2020, a Prefeitura de Valadares ganhou nesta semana a disputa para sediar uma etapa do Brasileiro de Asa-delta do ano que vem. Essa foi a primeira vez que o Município se inscreveu para realizar a competição. Até então, só as associações de voo livre tinham pleiteado as competições e recebiam apoio da Prefeitura.

Valadares vai realizar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente entre os dias 26 de abril e 2 de maio. A segunda fase acontecerá entre 5 e 12 de setembro em Castelo/ES. Já o Campeonato Brasileiro de Asa acontecerá em meados de março e abril em Andradas/MG e terá a grande final em Valadares, de 27 de setembro a 3 de outubro.

A Prefeitura também tem se empenhado para sediar eventos internacionais, como o Paragliding World Cup (PWC – Copa do Mundo de Parapente). “Estivemos no início de setembro em Andradas nos reunindo com o presidente do PWC, Goran Dimiskovski, para pleitear a super final de 2020. Vai ter uma reunião na Europa agora no fim do ano, e nesta reunião, talvez, já seja decidido qual cidade sediará a superfinal da competição de 2020. Também estamos tentando trazer o Campeonato Pan-americano de Parapente de 2022. O prefeito André Merlo está correndo atrás para trazer cada vez mais competições em todas as modalidades para Valadares”, declarou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Teixeira.

Valadares sediou o Mundial de Parapente em 2005; a Superfinal de 2013, realizada em janeiro de 2014 quando a disputa foi transferida para Valadares em função de Baixo Guandu ter sofrido uma enchente; e a Superfinal de 2016, realizada em janeiro de 2017.

Processo de candidatura

Assim que a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) divulga o edital as cidades interessadas em sediar as competições mandam as propostas, que são analisadas por uma comissão julgadora formada por pilotos de diversas partes do Brasil.