Valadares declara Coronel Pedro como patrono da segurança pública

Coronel Pedro faleceu em 16 de maio de 2000. A data de sua morte agora é o Dia da Segurança Pública em Valadares

O prefeito André Merlo (PSDB) sancionou a lei que declara o Coronel Pedro Ferreira dos Santos como patrono da Segurança Pública em Governador Valadares. A Lei Municipal 7.051/2019, publicada segunda-feira (4) no Diário Oficial de Governador Valadares, também determina que o dia 16 de maio passa a ser o Dia da Segurança Pública no município.

Pedro Ferreira dos Santos nasceu em 24 de dezembro de 1914 no município de Brazópolis, na região sul de Minas Gerais. Entrou para a Polícia Militar aos 15 anos, após ter lutado na Revolução de 1930 – que culminou com a chegada de Getúlio Vargas à Presidência. Fez fama na região com a patente de Capitão. Na década de 1970, desvendou o assassinato do deputado estadual Nacip Raydan. Faleceu aos 86 anos, em 16 de maio de 2000.

A lei que o consagra como patrono da segurança pública e institui a data de sua morte como Dia da Segurança Pública foi proposta na Câmara Municipal pelo vereador Coronel Wagner (PMN). “Faz-se necessário gravar para a eternidade nos anais deste Legislativo o que há tempos já está eternizado no imaginário popular. A vida e obra de um grande homem, probo e virtuoso, que encheu de glórias a instituição Polícia Militar e o solo de nosso tão estimado município”, afirma o parlamentar, na justificativa de seu projeto de lei.

por THIAGO FERREIRA COELHO