Tiro de Guerra homenageia apoiadores em festa dos 74 anos da instituição

Durante a cerimônia ocorreu a entrega de medalhas Mérito do Tiro de Guerra

Aconteceram na última sexta (31) as comemorações dos 74 anos de fundação do Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares. A cerimônia reuniu autoridades militares, civis, empresários, ex-atiradores, apoiadores e familiares dos jovens incorporados neste ano. Como é de costume, ocorreu a entrega de medalhas Mérito do Tiro de Guerra a personalidades que contribuíram de maneira significativa para a manutenção da unidade ao longo do ano. Foram condecorados o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), major Luciano Barbosa de Souza, e o empresário Ronildo Almeida, da Sucataria do Leste. O encerramento da solenidade foi com uma simulação de silenciamento de sentinela, executado pelos monitores e atiradores da corporação.

Ao fim da formatura de aniversário da unidade, houve o desfile no pátio Ibituruna, em continência ao comandante do TG e chefe de instrução, subtenente Walbec Mota Macedo. Segundo Walbec, o Tiro de Guerra permitiu, de forma educacional, a milhares de jovens valadarenses a oportunidade de atender à lei e de prestar o Serviço Militar inicial. “Mais de 20 mil jovens passaram por aqui e deixaram seu suor e dedicação. Graças à turma de 2019 nós conseguimos ter a maior nota do TG nos últimos anos. Agradeço a Deus por fazer parte dessa instituição. Fazer parte do Tiro de Guerra e se juntar a mais uma família. Quem passa por esse lugar nunca mais esquece, pois esse solo é sagrado. Parabéns ao nosso Tiro de Guerra, e parabéns aos nossos jovens incorporados”, declarou.

Veteranos do Tiro de Guerra também foram homenageados durante a cerimônia. “É um momento que exalta a história do TG e de quem já passou por aqui. Foi tudo perfeito e o subtenente Walbec teve o carinho de nos convidar para esse momento”, comentou Luzitano Almeida, que faz parte do grupo Veteranos do Exército Brasileiro (VEB).

por Eduardo Lima