Sebrae promove em Valadares “Lançamento das franquias”, em parceria com a ABF

693
Quatro novas empresas foram apresentadas durante o evento “Lançamento das Franquias”, realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a ABF. FOTO:Divulgação.

O mercado de franquias está em constante crescimento em todo o país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em Minas Gerais o cenário não é diferente. O último levantamento apontou que, em 2018, o mercado expandiu 22% em todo o Estado, colocando-o em terceiro lugar no ranking nacional. Ainda segundo a ABF, esse avanço não se limita às capitais, mas se estende às cidades do interior, como é o caso de Governador Valadares e região, que receberam quatro novas franquias, apresentadas na noite de ontem, 27, durante o “Lançamento das Franquias”, realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a ABF. As novas franqueadoras são Made in Grãos, Verde Brasil, SOS Celulares (Guanhães) e  Grupo  Ecoturismo.

Atento ao crescimento do setor não só no Brasil mas em Minas Gerais, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vem desenvolvendo, desde 2010, o programa Minas Franquia. A iniciativa busca estimular o sistema de franchising, oferecendo orientações a pequenas empresas com potencial de crescimento para expandir os negócios e se tornar franqueadoras, de acordo com os termos estabelecidos pela Lei do Franchising.

De acordo com o Sebrae Minas, o programa lançou, nos últimos sete anos, 101 franqueadoras no Estado. 195 franquias já foram vendidas. Um cenário atraente para quem quer empreender, se consolidar no mercado, expandir o serviço e fortalecer uma marca.

Segundo a analista do Sebrae e responsável pelo projeto Minas Franquia, Alessandra Ribeiro Simões, Valadares é uma cidade bem estruturada e tem capacidade de ter mais empresários franqueadores. “Essa é a primeira turma que fizemos. Com o projeto, ajudamos os micro e pequenos empresários a se tornarem franqueadores. As quatro empresas que se tornaram franqueadoras já podem vender franquia do negócio. A partir de agora vamos fazer um acompanhamento dessas empresas e mostrar quais são os próximos passos para que esse negócio decole. Entendemos que as empresas apresentadas no evento podem ser replicadas em todo o Brasil”.

A analista do Sebrae falou sobre o crescimento do setor para Valadares e Região. “A economia do varejo em geral vem caindo, enquanto no seguimento de franquia vem crescendo nos últimos anos. Essa é, sem dúvida, uma possibilidade para o interior, principalmente Valadares, que já é uma cidade bem estruturada. Minas é um estado de destino de grandes franqueadores, porque tem bons negócios. Por isso que nossas empresas também devem ter oportunidade de se estruturar e crescer, porque temos cidades ainda carentes de negócios, que precisam dessa oportunidade”.

Segundo a analista do Sebrae e responsável pelo projeto Minas Franquia, Alessandra Ribeiro Simões, Valadares é uma cidade bem estruturada e tem capacidade de ter mais empresários franqueadores. FOTO: Angélica Lauriano

Como se torna franqueador

Os empresários interessados em participar do programa têm o seu negócio formatado como uma franquia e, assim, podem disponibilizar seu modelo de empreendimento para os potenciais clientes, compradores e investidores. Com isso, a empresa tem a oportunidade de fortalecer sua marca, ampliar sua atuação no mercado de forma estruturada e planejada, utilizando-se de capital externo para aumentar seu lucro.

Alessandra Ribeiro Simões explica que para se tornar um franqueador existe um critério a ser seguido, e Valadares já tem demanda para novos projetos. “Para participar do projeto, a empresa precisa ter o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ter dois anos, no mínimo, ter um negócio já testado e rentável e estar em dia com as obrigações fiscais. A partir daí, ele pode solicitar e preencher um questionário. Posteriormente, a regional vai visitá-lo. O empresário terá um custo em torno de sete mil reais. Porém, quanto melhor o negócio estiver estruturado, será mais fácil replicar para outras pessoas.”

Os interessados em se tornar franqueadores devem procurar a unidade do Sebrae de Governador Valadares, que fica na avenida JK nº 1074, bairro Vila Bretas. O telefone para contato é o (33) 3278- 6952.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br