Lei de autoria de Rosemary Mafra promove Campanha Cromossomo do Amor em GV

Acabar com o preconceito em relação aos portadores da Síndrome de Down e promover a igualdade. Essas são as intenções da Lei nº 7.029 “Cromossomo do Amor”, de autoria da vereadora Rosemary Mafra. De acordo com a vereadora, a lei dá visibilidade à inclusão social da pessoa com Síndrome de Down.

O projeto de lei 040/2019 foi votado e aprovado por unanimidade durante as reuniões ordinárias. E agora a lei foi sancionada pelo Executivo e já está em vigor. Dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A lei institui, no âmbito do município de Valadares, a campanha “Cromossomo do Amor”, a ser realizada anualmente no mês de março.

O objetivo é:

– Estimular a participação social das pessoas com Síndrome de Down;

– Conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com Síndrome de Down;

– Promover a informação e a difusão dos direitos das pessoas com Síndrome de Down;

– Divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com Síndrome de Down;

– Identificar desafios para a inclusão social da pessoa com Síndrome de Down;

– Realização de palestras e eventos sobre o tema para pais, cuidadores, escolas, creches, instituições e classe médica, sendo esta última a responsável pelo momento da notícia de maneira humanizada e direcionamento desse público para os profissionais especializados, entre outras práticas a serem realizadas em prol do mesmo objetivo.

“Estou feliz pela aprovação deste projeto. Agradeço aos colegas e à sensibilidade do Executivo por sancionar a lei. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do povo, em especial de nossas crianças que precisam de uma atenção ainda mais especial”, afirma Rosemary Mafra.

Sobre a Síndrome de Down

A síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. Em 153 anos, a discussão acerca da síndrome avançou consideravelmente nos campos da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas, mas ainda está longe de ser ideal.

A síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM