Inscrições para Mestrado em Educação Física na UFJF/GV começam nesta segunda-feira

0
510

O programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre na próxima segunda-feira, 11, as inscrições para as disciplinas isoladas do mestrado. Para o campus de Governador Valadares são disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre cinco disciplinas. Podem participar da seleção os graduados em curso reconhecido ou revalidado (no caso de estrangeiro) pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições são realizadas presencialmente, no campus sede, e vão até o dia 15 deste mês, de 7h ao meio-dia. O candidato precisa entregar pessoalmente a documentação constante do edital, em um envelope, à Coordenação de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, localizada na rua José Lourenço Kelmer, bairro São Pedro, em Juiz de Fora. Se preferir, o candidato pode nomear um procurador para efetuar sua inscrição. Não serão aceitos documentos enviados via postal ou por e-mail.

Das cinco opções disponibilizadas para Governador Valadares, apenas Análise Crítica e Redação de Artigos Científicos II não exige pré-requisito. Para as demais é necessário já ter concluído a disciplina teórica equivalente.

Segundo explica uma das professoras do programa, Andreia Queiroz, a disciplina isolada é uma oportunidade para o aluno conhecer melhor os orientadores antes de fazer um mestrado ou doutorado e também uma forma de adiantar o curso, pois, se optar por ingressar regularmente na pós-graduação, posteriormente já terá cumprido alguns créditos.

A docente também chama a atenção para o fato de as disciplinas do mestrado no campus de Governador Valadares serem organizadas por bloco e ministradas em dois ou três dias seguidos. “Não é uma aula por semana no semestre todo, o que facilita para que alunos de outras cidades se desloquem até GV para cursar as disciplinas. A gente tenta juntar os dias de aulas pelo menos em um ou dois blocos, justamente para facilitar o acesso dos alunos à pós-graduação, mesmo que seja primeiramente por disciplina isolada, e que depois esses alunos se interessem para entrar no mestrado ou doutorado em Educação Física”, destaca Queiroz.