Faltando quatro dias para o Dia dos Pais, comércio aposta em produtos diversificados

Opções não faltam para o Dia dos Pais no comércio de Valadares. Se o pai é músico, boas opções são as lojas de instrumentos musicais

As opções no comércio de Valadares são variadas, desde a camisa do super-herói preferido até a caixa organizadora, para aqueles pais que amam viajar

No Dia dos Pais, muitas vezes, sobra amor e falta dinheiro, e aquele presente que muitos  pais almejam fica para depois. Mas vale a pena se esforçar e dar aquele presente que o papai tanto gosta, e pra isso não falta opção no comércio valadarense. Por exemplo, se seu pai é músico, as opções são as lojas de instrumentos musicais; se ele é amante dos super-heróis, nada melhor do que ir a uma loja de venda exclusiva desses artigos; se o papai é organizado e ama viajar, tem as caixas organizadoras. E para aqueles pais que adoram uma cervejinha acompanhada de um churrasco no fim de semana, opções também não faltam. Muitas lojas da cidade vão funcionar em horário especial – até as 16h de sábado, 10.

Para o gerente de uma loja de instrumentos musicais da cidade, Tiago Laurindo, a procura pelos presentes já começou, mas as vendas acontecem realmente na sexta ou no sábado. “A procura acontece mesmo a partir de sexta-feira e um dos itens mais procurados é o violão, que serve tanto para o pai que já é músico quanto para aqueles que sonham em ter o instrumento. Temos violões a partir de 300 reais.”

Super-herói

A vendedora Gessyka Luiza Sousa, de uma loja de artigos de decoração, conta que as vendas começaram na semana passada e a maioria dos filhos está optando por presentear com aquilo que é a cara do papai. “Estamos vendendo muito as caixas organizadoras para levar na viagem. Temos também para colocar óculos e relógios; só temos uma de cada no estoque. Outros itens interessantes que temos vendido bastante são as canecas para chope e o kit de churrasco. Temos presente para os pais a partir de 26 reais.”

Josué Ribeiro, vendedor de uma loja de artigos de super-heróis, conta que a procura por esses itens cresce bastante nesse período, mas a maioria das pessoas deixa para comprar na última hora. “A nossa loja tem itens para todos os gostos, o que vendemos bastante nesse período são as camisas pai e filho de super-herói. Aqui o cliente tem a opção de escolher se quer levar a camisa do super-herói que o pai gosta ou levar uma diferente. Outra opção que tem vendido bastante são os chaveiros, principalmente a manopla do infinito do filme ‘Os Vingadores’. Temos presentes a partir de 20 reais.”

Fecomércio

O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista de todas as cidades. O apelo emocional estimula diversos segmentos do comércio, principalmente os voltados aos artigos masculinos, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, livros, entre outros. A comemoração acontece no segundo domingo de agosto, coincidindo com as liquidações de artigos de inverno, o que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis.

A área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou esta pesquisa com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do comércio varejista mineiro, com vistas a aproveitar o ambiente de negócios gerado pelo Dia dos Pais.A data gera um impacto positivo para 61,9% dos empresários do comércio varejista do estado. O impacto ocorre em todos os segmentos e, de forma mais significativa, nos varejos de tecidos, vestuário e calçados (78,0%); combustíveis e lubrificantes (64,3%); e produtos alimentícios, bebidas e fumo (58,9%).

A crise econômica, o comércio fraco e o baixo poder aquisitivo do consumidor fazem com que 24,2% dos empresários apostem que o desempenho da loja será inferior ao do ano de 2018. Para melhorar as vendas no período, 64,3% acreditam que as vendas serão melhores por outros motivos e 8,7% irão investir em novos produtos. Entre as empresas que são impactadas pela data no estado, aproximadamente 75,8% acreditam que as vendas deste ano serão iguais ou melhores que as do ano passado.

Aspectos como o aquecimento do comércio, aumento das vendas, otimismo, melhora da economia (64,3%) e novos produtos (8,7%) foram os principais motivos apontados para a expectativa pelo resultado das vendas ser igual ou melhor este ano comparada com o ano passado.Aspectos como desemprego, falta de dinheiro, crise em Minas Gerais (56,9%) e a crise econômica (41,4%) fazem aproximadamente 25% dos empresários acreditarem que as vendas no período serão inferiores àquelas registradas no Dia dos Pais de 2018.

Para melhorar as vendas no período, 41,7% pretendem investir em propaganda, 37,9% devem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor e 11,3% pretendem investir em outras ações. A maioria dos empresários acredita (89,0%) que os consumidores ainda não compraram os presentes para o Dia dos Pais e que irão fazer isso na semana da comemoração.

Além disso, a maior parte dos empresários (22,9%) espera que o consumidor gaste um valor de R$ 30,01 a R$ 50,00 em compras, majoritariamente com pagamentos parcelados no cartão de crédito.

Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM