Expoleste 2019 – Estimativa de negócios é da ordem de R$ 23 milhões, diz Jackson Lemos

401
Momento em que o governador Romeu Zema e o presidente da ACEGV, Jackson Lemos, abrem oficialmente a 17ª Expoleste 2019

Com tradição de mais de 20 anos movimentando a economia local e regional, agregando valores a todas as marcas que acreditam e investem no evento, a Expoleste chega à sua 17ª edição, com expectativa de proporcionar negócios da ordem de R$ 23 milhões. Na abertura, na noite de quarta-feira, 22, quem passou pelo local se encantou com tantas novidades. A abertura contou com várias autoridades, inclusive o governador Romeu Zema (Novo), que veio pela primeira vez a Governador Valadares, oficialmente, depois de eleito.

Para o presidente da Associação Comercial, Jackson Lemos, o lançamento foi um sucesso e até o ultimo dia da feira muitos negócios vão ser feitos, movimentando a economia da cidade. “São 10 mil metros quadrados de expositores, 168 empresas participantes, mil pessoas envolvidas apenas na montagem da feira e 800 pessoas que irão trabalhar diariamente, até domingo. São esperados mais de 60 mil visitantes e mais de 2 milhões de reais investidos na cidade até a abertura da feira. Esses são alguns números da Expoleste 2019 até a abertura, mas temos a expectativa de que vamos finalizar a mostra, no domingo, com outros números que superem a marca de 23 milhões de reais em negócios realizados no ano passado”.

A gerente executiva do Sindicomércio, Jaqueline Rocha, acredita que a Expoleste é um dos principais eventos da cidade e movimenta vários setores da economia. “É uma feira extremamente importante, que vem somar com nossas empresas através dos negócios que são realizados e prospectados ao longo dos cinco dias. A Associação Comercial está de parabéns, por realizar com excelência mais uma edição. Mais uma vez o Sindicomércio participa de um estande compartilhado com o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, como uma forma de fortalecer a atuação do sistema em nosso município.

Este ano, além de conferir as novidades que estão sendo ofertadas pelas entidades na área de produtos e serviços, os visitantes terão a oportunidade de interagir com as instituições, testando seus conhecimentos através de um jogo interativo que foi instalado na sala de reuniões. Para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, o Sindicomércio funcionará como um ponto de arrecadação de currículos. Ao final da Expoleste, iremos catalogar e disponibilizar às empresas que procurarem a entidade. Currículos de pessoas com deficiência também estão sendo aceitos”.

Para o presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Marcos Lopes, a Expoleste está bem organizada. Ele acredita que será uma oportunidade incrível de negócios, que vão movimentar, e muito, as finanças da cidade. “Temos a mania de reclamar da situação que o país vem apresentando, porém, não podemos nos esquecer que quem faz a movimentação somos nós. Temos que acreditar e continuar investindo, para que as coisas melhorem, não só aqui, mas em todo o país. Acredito que todos que estão presentes vão colher bons frutos.”

Para o coordenador da Fadivale, Rubens Martins, a Expoleste é uma grande oportunidade de atender os alunos e ex-alunos da instituição. “A feira é uma grande oportunidade para os empresários fazerem negócios e gerarem resultados. Eu acredito que, além da oportunidade de negócios, há também uma preparação da equipe, e isso enriquece as marcas, produtos e os serviços em uma feira como a Expoleste. A Fadivale trouxe para a Expoleste todo o carisma que, nos seus 51 anos, vem formando grandes profissionais”.

ExpoCasa: um show à parte

Um dos destaques do evento foi a ExpoCasa. O espaço montado para mostrar as tendências de arquitetura, design de interiores e paisagismo chamou a atenção dos visitantes, entre eles o empresário Geraldo Villar, que fez questão de conhecer todas as dependências. “A Expoleste, além de movimentar o empresariado local e da região para fazer negócio, movimenta os hotéis, restaurantes e turismo. A Expoleste é um patrimônio que a cidade tem. A gente faz muitos negócios aqui. Das vezes que expus aqui, saí extremamente realizado. Estou encantado com a ExpoCasa. Ficou realmente perfeita, com coisas belíssimas e de alta qualidade”.

O Espaço Noivas e Festas, com vários tipos de novidades, chamou a atenção principalmente das mulheres. Sara Oliveira, que pretende se casar no ano que vem, está encantada. “Nossa, são vestidos maravilhosos, a área de festa é um sonho, tudo muito lindo. Depois de tudo que estou vendo aqui, já surgiram várias ideias para o meu casamento. Já queria sair daqui com meu vestido e com minha festa toda organizada”.

Outro estande que ficou movimentado foi o do primeiro plano de saúde filantrópico de Valadares, o Vita Plan. De acordo com a supervisora de contratos, Karla Machado, de cada  quatro moradores de Valadares, um não possui plano de saúde. “A cidade de Governador Valadares já atende cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes, por ser polo de saúde, e esse plano já vem sendo estudado por mais de 8 anos pelo Hospital Bom Samaritano. O que estamos trazendo para população é o acesso à saúde, através de hospital qualificado, com certificação da ONA”.

Crianças, adultos e adolescentes ficaram encantados com o espaço moderno, criativo, voltado para a tecnologia e a inovação, destacando a metodologia do Sesi com a educação tecnológica, lego e robótica, e do Senai, com utilização da impressora 3D, remetendo a um espaço maker e de cocriação. O aluno do 1º ano Guilherme Vendramine conta que o Sesi, juntamente com o Senai, incentiva seus alunos a programar e entrar na fase industrial. “Os alunos são incentivados e aprendem na prática, desenvolvendo suas próprias máquinas, para desenvolver suas próprias funções, e isso é muito bacana. Estamos aqui mostrando todo o nosso trabalho”.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br