Estudante valadarense se destaca na redação do Enem

A candidata Vanessa Chagas, de 17 anos, alcançou a nota de 960 pontos.FOTO: Divulgação

A estudante do Colégio Imaculada Conceição Vanessa Chagas, de 17 anos, alcançou a nota de 960 pontos no temido texto dissertativo-argumentativo na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado em novembro do ano passado. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pontuação da aluna foi comemorada pelos pais e direção do colégio.

Três horas depois de liberadas as consultas às notas individuais, mais de 1,5 milhão de participantes já tinham conferido seu desempenho. Vanessa conta que seu sonho é se formar em Fisioterapia e que para se sair bem na redação precisou se abdicar das atividades preferidas, como assistir séries e ler livros. “Passei então a ver mais as notícias para ficar atualizada e também comecei a fazer redação uma vez por semana, sempre nas noites de quarta-feira”, conta. A expectativa, agora, é em torno do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições estarão abertas de terça a sexta-feira, 25. A estudante ainda explica que foi pega de surpresa quando viu o tema da redação: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. “Todos achavam que o tema seria de cunho social, mas foi uma surpresa; porém, eu sabia sobre o assunto”, conta.

Adriana Correia, diretora do Colégio Imaculada Conceição, instituição em que Vanessa se formou no ensino médio, ressalta que por lá a alegria pela nota da jovem é grande. “Vanessa é uma aluna exemplar. Ela está sempre muito antenada às situações e ama sociologia, filosofia, literatura; assim, coloca as ideias no papel com um vocabulário riquíssimo. Estamos muitos orgulhosos pelo seu desempenho e pelo trabalho dos nossos educadores”, comemora.

por Eduardo Lima | eduardolima.drd@gmail.com