Desfile de 7 de Setembro em GV vai exaltar civismo, patriotismo e responsabilidade social

Neste ano, 186 atiradores que prestam o serviço militar no TG vão desfilar na avenida Minas Gerais

O desfile de 7 de Setembro em Governador Valadares, em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil, acontecerá hoje, a partir das 8h30, na praça Serra Lima, passando pela avenida Minas Gerais e se encerrando na rua Marechal Floriano. Antes, às 8 horas, haverá o hasteamento de bandeiras na Praça do Vigésimo, próximo ao Fórum, dando início à programação. Diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino, associações de caráter militar, ex-combatentes do Exército Brasileiro e atiradores do Tiro de Guerra 04-007 vão participar da cerimônia cívica. O trânsito no centro da cidade sofrerá alterações das 6h até as 13h30.

Neste ano, o tema do desfile será “O Melhor do Brasil”. Quatro alas irão desfilar: Coragem e Ousadia; Riquezas; Solidariedade; e Ser Brasileiro. Assim como no ano passado, o desfile terá novamente caráter solidário. De acordo com a Prefeitura Municipal, quem for ao desfile poderá levar material de limpeza e de higiene pessoal (sabonete, creme dental, lâmina de barbear e desodorante), que posteriormente serão doados a instituições beneficentes da cidade. Serão montados pontos de arrecadação nas esquinas da avenida Minas Gerais.

Para proporcionar mais conforto ao público, foram montadas duas arquibancadas na avenida Minas Gerais, uma com capacidade para 1.092 pessoas e outra para 960, além de banheiros químicos e pontos de distribuição de água. A área em frente ao palanque de autoridades civis será reservada aos alunos da Apae e aos internos do Lar dos Velhinhos, Casa de Recuperação Dona Zulmira e Associação Santa Luzia.

Como fica o trânsito

De acordo com o Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, das 6h às 13h30, o trânsito será interrompido na avenida Minas Gerais, entre a Sete de Setembro e a Marechal Floriano; na rua Barão do Rio Branco, entre a Afonso Pena e a Israel Pinheiro; na rua Afonso Pena, entre a Peçanha e a Barão do Rio Branco; nas ruas Bárbara Heliodora, Israel Pinheiro e Marechal Floriano, entre Peçanha e Barão do Rio Branco.

A Valadarense/Mobi, empresa responsável pelo transporte público, informou que no feriado os ônibus vão circular com os mesmos horários de domingo. Na segunda-feira (9) os ônibus voltam a circular normalmente.

Desfile cívico

Ao longo dos 74 anos de história, o Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares é sempre responsável por abrir o desfile de 7 de Setembro. Neste ano, 186 atiradores que prestam o serviço militar no TG vão desfilar, além de 120 atiradores da reserva e demais monitores e instrutores.

Para o subtenente Walbec Mota Macedo, chefe de instrução do Tiro de Guerra, o desfile pretende resgatar o civismo e o patriotismo em Valadares. “Neste ano tivemos um trabalho bem intenso para os ensaios dos meninos. Mas nada que atrapalhe o dia de hoje. A independência representa um marco para a instituição. A ideia nossa é manter as tradições do patriotismo e resgatar na memória do público a época em que cada soldado deixou cair seu suor neste solo em defesa da nossa bandeira. Nosso objetivo é fazer um belo espetáculo”, disse.

Walbec considera a celebração importante não só pelo fato histórico, mas pela valorização do trabalho da instituição no município. “Eu não me canso de dizer que a população valadarense tem reconhecido o nosso trabalho. Por onde passamos somos respeitados. Isso nos impulsiona ainda mais a fazer uma apresentação bonita hoje na avenida Minas Gerais. A população pode contar sempre com o apoio do TG, no trabalho educacional, trabalhos com os atiradores que visam dar continuidade ao que aprendem no quartel. Nosso trabalho é voltado a levar para esses jovens valores fundamentais para a soberania do País, como a liberdade, o patriotismo, o civismo, o respeito à história e às pessoas”, ressaltou.

Confira as alas do desfile de 7 de Setembro

Coragem e Ousadia: Tiro de Guerra, Veteranos do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Colégio Tiradentes, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Associação Santa Luzia, Maçonaria, Fraternidade Feminina, Ordem Demolay, Ordem dos Escudeiros, Filhas de Jó Internacional, Centro Educacional Infantil Pequeninos, Projeto Bombeiro Sênior e Meninas Resilientes,  Presídio de Governador Valadares, 73º Grupo de Escoteiros Pedra Negra e Colégio Alumni.

Riquezas: Lira 30 de Janeiro, E. M. Marilourdes Nunes Coelho, E. M. Ronaldo Perim, Pedal entre Amigos, Ghost Recon Airsoft, Instituto Educacional Milenium, Centro de Educação Pequeninos, Clube do Fusca de GV, 1ª Igreja Batista, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Escola Estadual Professor Paulo Freire, Cope Airsoft Team, Taekendo Elite, E. M. Santos Dumont e Cia. de Teatro Katarriso.

Solidariedade: Escoteiros Pedra Negra, E. M. Adélia Ribas, Secretaria Municipal de Saúde, Escola Estadual Israel Pinheiro, Cãominhada, Escola Municipal Marilourdes Nunes Coelho, ASCANAV, Comunidade Viva em Ação e CVV.

Ser Brasileiro: E. M. Zumbi dos Palmares, Equipe Luiz Souza, SESC, Associação Atlética União, Igualdade e Força e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude e público do desfile.

por Eduardo Lima