Capacitação geral do Sistema Positivo para professores dos Colégios Tiradentes da PMMG

478
Durante a capacitação foi apresentado o modelo de ensino que incentiva a comunidade acadêmica a desenvolver a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. FOTO: Divulgação

Aconteceu na manhã de ontem, dia 29 de junho de 2019, nas dependências do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Unidade Governador Valadares a 2ª capacitação geral do Sistema Positivo para as Unidades CTPM conveniadas. A capacitação tem como proposta adotar a Metodologia Ativa, na qual o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Para essa manhã de formação, o Colégio Tiradentes de Valadares estava representado pelo major José Luís Fernandes e a diretora pedagógica, Emília Marilda Cassini; a Unidade de Ipatinga, representada pelo major Marques; a Unidade de Teófilo Otoni, pelo major Freitas e a diretora pedagógica Ana Maria; a Unidade de Manhuaçu, representada pelo diretor pedagógico Agildo.

A capacitação contou ainda com a presença da coordenadora regional do Sistema Positivo de Ensino, Maria Cristina, de assessores de várias áreas pedagógicas e de Davi Marangon, coordenador de Arte, Educação Física e Áreas Pedagógicas do Sistema Positivo. Também recebeu a escola da rede particular São Francisco de Assis, da cidade de Itambacuri, representada pela diretora Daniele, perfazendo um total de 130 pessoas, entre elas os professores, supervisores e orientadores.

 O que é o Programa de Cursos 2019?

 O Programa de Cursos é um dos serviços da Assessoria Pedagógica voltado aos professores das áreas de conhecimento com foco no aprimoramento da formação docente. O Programa aborda a temática competências, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trabalha de maneira integrada as áreas de Biologia, Ciências e Geografia; Física, Sociologia e Educação Física; Informática Educativa e Língua Estrangeira; Arte, Matemática, Física e Língua Portuguesa; Química e História, atendendo a formação pedagógica dos professores conveniados do ensino fundamental I ao ensino médio.

 O que é discutido nos cursos?

 Nos cursos – tanto nos presenciais quantos nos à distância –, são exploradas as potencialidades metodológicas presentes nos livros impressos, nos livros digitais e nos recursos oferecidos na plataforma Positivo On.

 Qual é a estratégia dos cursos?

 Os cursos foram organizados para promover experiências e gerar reflexões sobre modelos de ensino e metodologias ativas para auxiliar o professor em sala de aula.