SENAF potencializará produtos de associações valadarenses de agricultura familiar

Certificação é concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi entregue na mesma data em que é comemorado o Dia Mundial da Agricultura Familiar

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) a solenidade de entrega da Certificação de Qualidade dos Produtos a cinco associações de agricultura familiar de Governador Valadares. Receberam o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), certificação concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação dos Agricultores Familiares dos Córregos Unidos (distrito de Brejaubinha), Associação dos Produtores Rurais do Bananal do Melquíades, Associação dos Produtores Rurais Solo Forte e Região (Penha do Cassiano), Associação dos Produtores Rurais de Cassimiro (região de Xonin de Cima) e Associação Comunitária da 3ª Idade dos Córregos Unidos (Córrego dos Prazeres).

Estiveram presentes na solenidade, que aconteceu no auditório Luiz Franco, no 5º andar do prédio da Prefeitura de Valadares, o prefeito André Merlo (PSDB); o vice-prefeito, David Barroso (DEM); o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Ivan Fialho; o secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, vereador Jepherson Madureira (PSC); o líder da bancada governista na Câmara Municipal, vereador Paulinho Costa (PDT); o gerente regional da Emater, Ademar Pires; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebastião Barbosa Martins; o presidente do Conselho Municipal Rural e Sustentável (CMDRS), Edvaldo Lúcio de Moura; o diretor regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), Marcos Alves Lima, além de vários produtores e trabalhadores rurais.

De acordo com o presidente do CMDRS, Edvaldo Lúcio de Moura, que também é presidente da Associação dos Produtores Rurais Solo Forte e Região (Penha do Cassiano), a certificação concedida às associações permitirá um maior reconhecimento e ajudará na inclusão dos produtos no mercado. “Para nós, agricultores, é uma grande valia, pois dá um reconhecimento aos nossos produtos a nível municipal, o que é um ganho muito grande para nossa comunidade e também para o CMDRS. Dessa forma, teremos uma possibilidade melhor de encaixar nossos produtos no mercado valadarense, tendo esse reconhecimento com o selo, sendo que alguns desses produtos já estão no mercado.”

Alguns produtos das associações foram expostos durante a solenidade (Foto: Fábio Velame)

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, reforça a importância de as associações receberem a certificação, que garantirá uma maior credibilidade aos produtos, além de possibilitar ao cliente saber a procedência do que está comprando. “O certificado chamado SENAF, que identifica a produção de origem da agricultura familiar, é um ganho muito importante para o setor e fortalece a credibilidade de sua origem, já que são produtos de forma agroecológica e produzidos pela própria agricultura familiar no sistema produtivo familiar. Cada produto recebe a certificação e é possível o cliente identificar através do QR Code a origem do produto.”

Ivan ainda revela como é o trabalho desenvolvido pela SEMA no programa de Agricultura Familiar junto aos produtores das associações. “A nossa secretaria desenvolve o trabalho através da assistência técnica do associativismo e do cooperativismo, que é uma assistência que trabalha com a gestão das associações organizacionais nas suas formas jurídica e administrativa. Uma vez que as associações estejam bem estruturadas na forma administrativa, é possível almejar e alcançar as políticas públicas de desenvolvimento. A outra forma é a assistência de produção, em que o engenheiro agrônomo e o técnico agropecuário dão assistência às associações e a toda a produção, assim como a patrulha agrícola mecanizada e o apoio para o plantio e assistência técnica de manejo e condução de toda a lavoura.”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebastião Barbosa Martins, comemorou o momento da agricultura familiar em Valadares, que, segundo ele, é fruto de um diálogo com a Prefeitura de Valadares. Destacou ainda que esse é um momento de reflexão para o presente e o futuro. “Quero parabenizar todos nós trabalhadores rurais e agradecer à Prefeitura por esse reconhecimento, mas também é um momento de reflexão. Nós temos nossos perrengues e não podemos nos acomodar. Temos uma prefeitura dialogando conosco e discutindo os problemas, e isso vem ajudando a construir as coisas boas, como essa certificação para as associações. Tudo isso foi possível com o bom diálogo, mesmo com as divergências. Se a gente for superando isso e andar de mãos dadas, as coisas vão funcionar.”

Sebastião ainda falou da preocupação com o futuro da classe, ressaltando que, por isso, os trabalhadores rurais têm de também ter autonomia. “Que nós agricultores sigamos atentos para reivindicar quando necessário. A parceria com o poder público é importantíssima, mas sem esquecer de nossa autonomia. Temos que manter o pé firme e preparado para fazer valer os nossos direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM