Samu realiza palestra em escola pública em Valadares

O objetivo é diminuir o número de trotes e ensinar primeiros socorros

Nesta quarta-feira (15), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) promoveu uma palestra sobre “Primeiros socorros e como acionar o SAMU”, na escola Estadual Sagrada Família, em Valadares. O objetivo é explicar para os alunos a importância do Samu e diminuir o número de trotes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é a principal função da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003. O Samu atende pelo telefone 192, gratuitamente, e funciona 24 horas.

“Hoje estamos trazendo para os estudantes o que é primeiros socorros, algumas técnicas, situações de urgência e como utilizar o serviço do Samu. Deve ser chamado somente em situações de urgência e emergência: surtos psicóticos, acidentes automobilísticos, urgências diabéticas, entre outras situações que colocam em risco a vida de uma pessoa”, disse Héverton da Silva Nunes, enfermeiro e coordenador do núcleo permanente de educação do Consurge.

Em entrevista ao Diário do Rio Doce, Héverton afirmou que a maioria dos trotes que o Samu recebe são de crianças e adolescentes. “Esperamos evitar ligações indesejadas. Tivemos uma diminuição de mais de 70%, através das campanhas que estamos fazendo, com  divulgações nas redes sociais e palestras”, afirmou.

A palestra

A palestra aconteceu das 8:00h às 11:30h e abordou diversos temas: O que é e como funciona o Samu; em quais situações chamar; educação no trabalho (cuidados e perigos); e os efeitos negativos dos trotes.

Já a apresentação foi conduzida pelo enfermeiro Héverton, com a ajuda da fisioterapeuta Ana Carolina Garcia e o auxiliar administrativo Jobert Roberto Silva. Além dos temas abordados, a palestra contou com uma apresentação lúdica. O mascote do Samu, o “Samuzinho”, divertiu os alunos.

“A escola tem a política de ensinar os alunos a respeitarem os serviços prestados à comunidade. Dessa forma, é muito importante essa palestra, para sabermos usar o serviço público e realizar os primeiros socorros”, afirmou a vice-diretora da escola, Samis Ferreira.

A estudante Hadassah Dias Lana, de 14 anos, aprendeu a realizar o procedimento para desengasgar crianças. “Eu tenho irmãos que são crianças, então gostei de aprender. Eu ficaria um pouco nervosa para realizar o procedimento, mas daria um jeito de ficar calma e fazer o que aprendi”, disse.

Expansão do Samu

O Samu da região leste de Minas é coordenado pelo Consurge. O Consórcio Intermunicipal atende 86 municípios, contando com 11 bases descentralizadas e 13 ambulâncias, sendo 12 com suporte básico e um com suporte avançado.

O intuito é expandir o serviço de urgência. A expectativa é que até o final do ano o Samu do leste de Minas tenha 30 bases descentralizadas. “Hoje o Samu atende toda a região do leste de Minas, em 86 municípios. O estado dividiu a expansão em 3 fases, estamos na primeira e tem a previsão de até o final do ano terminar toda a expansão”, explicou Héverton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens