[the_ad id="288653"]

Professor Bispo Filho dará nome a rua no bairro São Raimundo

FOTO: Divulgação Univale

GOVERNADOR VALADARES – José Bispo Filho era professor da UNIVALE, além de poeta, músico e escritor. Falecido em 18 de maio de 2023, desde então ele tem recebido homenagens por suas contribuições à cultura em Governador Valadares. No Bairro São Raimundo, onde foi criado, o docente e artista será eternizado ao dar seu nome para a atual Rua Granada, que será rebatizada como Rua Professor Bispo Filho – a mudança de nome do logradouro público já foi aprovada pela Câmara Municipal, e aguarda sanção do prefeito André Merlo.

O projeto de lei que renomeia a antiga Rua Granada foi proposto pelo vereador Paulinho Costa. O parlamentar espera que o texto seja sancionado dentro das próximas duas semanas. Paulinho salienta que oficializar o nome da via pública como Rua Professor Bispo Filho é uma forma de reconhecer a história e as contribuições culturais, deixadas como legado para o município.

“O professor Bispo foi uma figura de alto relevo em Valadares. Foi professor e foi músico, era muito atuante em toda a cidade, principalmente lá na região onde ele nasceu, no Bairro São Raimundo. A homenagem é um reconhecimento à sua história e à sua família. O pessoal de toda a rua concordou com essa homenagem merecida”, frisa o vereador.

O bairro de origem já havia sido homenageado por Bispo Filho no livro de crônicas e poemas “Meninos de São Raimundo”, escrito em parceria com o jornalista Roberto Lima. A obra é inspirada nas histórias que os dois amigos viveram na infância. E a população do São Raimundo se mobilizou para que o nome do professor ficasse gravado na rua do bairro, com um abaixo-assinado, conforme relata Karla Nascimento, professora do curso de Pedagogia da UNIVALE e, por 8 anos, companheira de Bispo Filho. Foram mais de 1.100 assinaturas, somando as versões física e on-line.

“Ercília Maria Ferreira, irmã do Bispo e minha amiga, fez o trabalho pesado no bairro. Ela foi de casa em casa, recolhendo assinaturas dos moradores da Rua Granada e do Bairro São Raimundo, onde a avó do Bispo, sua mãe e irmãs eram reconhecidas também pelos trabalhos realizados junto àquela comunidade, como professoras”, destacou Karla. A professora destaca que Bispo Filho, como artista e como professor, causou impacto em muitas pessoas, de diversas formas.

“Os impactos da obra de um poeta e de um professor da grandeza do Bispo Filho são eternos no coração daqueles que são tocados pela sua arte. Como poeta, Bispo aumentou o mundo com suas metáforas, em uma produção estética preciosa e pujante. Como professor, notável por sua altíssima capacidade intelectual, ensinou a grandeza da humildade em se colocar como um eterno aprendiz, sempre curioso, investigador e pesquisador. Ele compartilhou com amorosidade os ensinamentos que em muito transcenderam os conteúdos, e presenteou a todos nós, professores e estudantes, com a ética que lhe era peculiar e com atitudes indicadoras de um homem íntegro, gentil e generoso. Essa homenagem materializa o nosso desejo de permanência de seu nome em nosso meio, por tudo que ele representa para nós”, afirmou a docente.

Sobre o professor Bispo Filho

Nascido em 1964, José Bispo Ferreira Filho fez curso técnico em Química na ETEIT e se formou em Literatura e Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), uma das instituições de ensino que deram origem à UNIVALE. O primeiro livro de poemas foi publicado na década de 1980. Ao emigrar para os Estados Unidos, por quatro anos foi assistente e articulista do jornal Brazilian Voice, em Nova Jersey. Em Framingham, no estado de Massachusetts, por cinco anos foi professor de álgebra, botânica, geologia e literatura em uma escola pública bilíngue.

De volta a Governador Valadares, em 2002 se tornou professor da UNIVALE, onde lecionou Semiótica, Análise do Discurso, Literatura, Estética, Espanhol e Inglês, contribuindo para a formação de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Design Gráfico, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Farmácia, entre outros cursos. Na instituição ele também concluiu o mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), em 2011.

FOTO: Divulgação Univale

Comments 1

  1. ROSELi Nunes Barcelar da Silva says:

    não concordo porque as ruas de São Raimundo,são nome de pedra o cara nem morreu direito já quer colocar o nome dele isto é palhaçada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM