[the_ad id="288653"]

Univale tem duas representantes selecionadas para projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura 

FOTO: Divulgação Univale

O projeto do Ministério da Cultura capacita e inspira 720 agentes culturais em todo o país, impulsionando ações locais e contribuindo para o desenvolvimento cultural nacional

GOVERNADOR VALADARES – Uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reúne 720 agentes culturais de todo o país. O projeto, alinhado com as estratégias de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e as políticas de formação cultural do MinC, busca estimular e aprimorar ações culturais diante do cenário nacional atual. 

O projeto, executado administrativamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), busca promover uma discussão ampla e inclusiva sobre a cultura brasileira. A professora do curso de Jornalismo da UNIVALE, Zana Ferreira, e a egressa do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Letícia Firmato Esteves Menta, integram o grupo de 76 pessoas selecionadas no estado de Minas Gerais e passam a atuar como agentes culturais levando informações sobre o cenário cultural local. 

Com a participação ativa das agentes, a cidade de Governador Valadares se insere no contexto de construção e fortalecimento das políticas culturais nacionais. Ambas as representantes destacam a relevância dessa participação para o cenário cultural local e regional, enfatizando a importância de compreender os mecanismos da estruturação cultural do país.

Uma forma de entender melhor os mecanismos da estrutura da cultura do país e poder conhecer mais sobre o que o Ministério da Cultura tem a oferecer é o que pretende a professora Zana. “Valadares é uma cidade que possui grandes artistas, mas eles são unânimes em reclamar da falta de oportunidades e reconhecimento. Grande parte das ações culturais, especialmente as que são gratuitas e de função democratizante, são de iniciativa dos próprios artistas, não do município, que deveria ser um impulsionador da área”, destaca.

FOTO: Divulgação Univale

Já para a egressa do GIT, Letícia Firmato, que é produtora cultural e pesquisadora da área de políticas públicas culturais, a participação neste programa é uma oportunidade de conhecer a metodologia aplicada pelo MinC. “Será um grande aprendizado em termos metodológicos e, ainda mais importante, uma oportunidade de incluir Valadares dentro dessa discussão, trazendo representatividade em relação às demandas locais para levantar possibilidades e soluções mais próximas às realidades das cenas culturais dos interiores”, afirma. 

FOTO: Divulgação Univale

Os encontros dos agentes culturais têm início no mês de maio, com previsão de acontecer até setembro de 2024. O projeto abrange 13 módulos temáticos, servindo como base para o compartilhamento e troca de conhecimento entre pesquisadores, auxiliares de pesquisa e agentes culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM