Prevenção de incêndios em lotes vagos e em florestas será foco de campanha em Valadares

FOTO: Freepik

O poder público e forças de segurança em Governador Valadares se reuniram, na última semana, para discutir sobre a campanha de prevenção e combate a incêndios deste ano. Participaram da reunião representantes da Administração Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da União Ruralista, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente e da Brigada de Voluntários, formada no ano passado.

De acordo com a Prefeitura de Valadares, o objetivo é promover a integração dos órgãos públicos com a sociedade civil na campanha. A previsão é que as ações começam no mês de maio com foco na prevenção e no combate a incêndios florestais. 

“Nosso maior desafio enquanto poder público é levar as informações e mobilizar a zona rural. Criar essa proximidade com todos e ressaltar a importância de cada um para prevenir e combater os incêndios”, disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho.

Opoder público e forças de segurança em Governador Valadares se reuniram, na última semana, para discutir sobre a campanha de prevenção e combate a incêndios deste ano – FOTO: Prefeitura de Valadares

Pico da Ibituruna

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Luciano Barbosa, com base nos dados do Instituto Estadual de Florestas (IEF), nos últimos anos, no pico da Ibituruna, houve a queima de mais de mil hectares em incêndios. No ano de 2021 foram 1.145 hectares, enquanto em 2022, foram 10.293 hectares.

 “Aintegração de todas as forças e um planejamento estratégico podem ajudar e muito nas ações. Precisamos ser ainda mais efetivos para podermos agir rapidamente e minimizar os possíveis estragos”, destacou o tenente-coronel. 

O Corpo de Bombeiros, juntamente com outras forças de segurança, também realizará ações de educação e prevenção. Ou seja as Patrulhas Preventivas no Monumento Estadual Natural Pico da Ibituruna, panfletagem em comunidades com histórico de incêndios em vegetação, formação de brigadistas florestais dentre outras medidas.

Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, durante a campanha, as vistorias em lotes vagos serão intensificadas. O objetivo é reduzir o número de casos de incêndio nesses locais. Essa operação terá o nome de Alerta Verde.

Em Governador Valadares somente nos últimos 3 anos, foram 228 ocorrências de incêndio em lote vago. Ou seja: 44 ocorrências em 2020, 90 ocorrências em 2021 e 94 ocorrências em 2022. Estas informações são do Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens