[the_ad id="288653"]

Prefeitura de Valadares aguarda aprovação para revitalização na Praça dos Pioneiros

Prefeitura de Valadares aguarda aprovação para revitalização na Praça dos Pioneiros
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares anunciou, na manhã desta quarta-feira (2), a proposta de revitalização da Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade. O espaço é reconhecido como um dos principais cartões-postais do município, além de ser um bem inventariado e integrante do patrimônio histórico local. A intervenção, entretanto, ainda depende de aprovação por parte da equipe de patrimônio histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Praça dos Pioneiros, Centro de Governador Valadares – FOTO: Igor França

Durante entrevista coletiva concedida no local, o prefeito Coronel Sandro (PL) destacou que, enquanto tramitam os pedidos de autorização para a reforma estrutural, a administração municipal já deu início a ações de limpeza e manutenção básicas na praça. A ideia, segundo ele, é resgatar as características originais do espaço, respeitando o projeto arquitetônico e valorizando a identidade cultural da cidade.

“Essa praça é símbolo de Governador Valadares, mas infelizmente vem sendo negligenciada há muitos anos. Herdamos um espaço degradado, com estrutura comprometida. Agora, mesmo enquanto aguardamos a autorização necessária, começamos uma limpeza efetiva e ações de cuidado com o espaço”, afirmou o prefeito.

Coronel Sandro (PL), prefeito de GFOTO: Igor França/ DRD

Estrutura será preservada

A proposta de revitalização inclui a recuperação do piso, a remodelação paisagística e a reforma da Concha Acústica Jacenguay Pettersen – tradicional palco de apresentações culturais e eventos comunitários. O camarim da concha, por exemplo, atualmente está inutilizável. Segundo o prefeito, o espaço será restaurado e passará a oferecer condições adequadas para os artistas que se apresentam no local.

Monumento que celebra os 60 anos de emancipação de Governador Valadares, na Praça dos Pioneiros – FOTO: Igor França/ DRD

Mesmo com a proposta de melhorias, Coronel Sandro reforçou que as intervenções não devem alterar as características arquitetônicas originais da praça. “Vamos manter a visão cênica, a beleza e o valor histórico desse espaço. Tudo será feito com responsabilidade, obedecendo às exigências legais e técnicas de conservação do patrimônio histórico”, disse.

Impacto em eventos e uso do espaço

Durante o período das obras, há a possibilidade de que os eventos que tradicionalmente acontecem na Praça dos Pioneiros sejam transferidos para a Praça da Estação, também localizada no Centro da cidade. A medida busca preservar o calendário cultural do município, oferecendo uma alternativa viável durante o processo de revitalização.

“Nós sabemos que aqui é palco de muitos eventos importantes, e, para não prejudicar essa agenda, vamos utilizar a Praça da Estação, que já está preparada para receber as programações que seriam realizadas aqui”, explicou o prefeito.

Concha Acústica Jacenguay Pettersen – FOTO: Igor França/ DRD

Ações integradas e cuidado social

A revitalização da Praça dos Pioneiros integra um conjunto de ações que a Prefeitura de Valadares vem desenvolvendo em diferentes espaços públicos da cidade. Em abril, foi lançada a operação “Rua Não é Lar”, com foco na assistência a pessoas em situação de rua e na requalificação urbana. A iniciativa conta com o trabalho conjunto de equipes da Assistência Social, Saúde, Obras e Posturas, que realizam abordagem humanizada, orientações e encaminhamentos para acolhimento institucional.

A Praça da Estação foi o primeiro espaço a receber a operação. Agora, a Praça dos Pioneiros passa a ser o novo ponto de atenção da gestão. De acordo com o prefeito, os espaços públicos não devem ser usados como moradia, e o poder público tem atuado para garantir dignidade às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que preserva o uso coletivo dos equipamentos urbanos.

Intervenções em outros espaços públicos

A gestão também projeta intervenções em praças e espaços de lazer de diversos bairros e distritos do município. A execução de cada obra dependerá da disponibilidade orçamentária da Prefeitura. Em alguns locais, os trabalhos já estão em andamento, com instalação de brinquedos e equipamentos de uso comunitário.

“Nós queremos atender toda a cidade, de fora para dentro. Começamos pelas praças dos bairros, e agora estamos atuando também nas que são mais emblemáticas, como esta aqui. Nosso objetivo é devolver aos valadarenses o direito de ocupar e aproveitar com segurança e dignidade os espaços públicos da cidade”, afirmou Coronel Sandro.

Ainda não há um cronograma fechado para a conclusão da obra na Praça dos Pioneiros. A Prefeitura aguarda a liberação das intervenções para, então, definir os prazos e custos. A expectativa do prefeito é concluir os trabalhos em até 60 dias, após a autorização. As ações, segundo ele, estão sendo realizadas com recursos próprios do município.

Comments 9

  1. Brilho says:

    Ruas mal pavimentadas, SUS funcionando mal, demora para realização de exames básicos, desvios por toda a cidade (e buracos, muitos, muitos buracos).
    Governador Valadares não progride por causa disso, querem priorizar praças ao invés de priorizar o que realmente vai trazer benefício para o cidadão. Vergonha! Cidade maldita!

  2. Luiz carlos de souza says:

    A Icônica Praça da Estação melhorou seu aspecto
    Com a retirada dos chamados “moradores de rua” (infelizmente, alguns retornaram para a calçada adjacente, lado oposto à estacão). A administração municipal precisa entender que o trabalho nao terminou com a saida dos ocupantes. A praça tem que ser totalmente revitalizada, pois alem da tradição, é um dos principais pontos de entrada de nossa cidade. Mais uma vez lembro da necessidade de se restaurar a “Maria Fumaca” que ali se acha exposta, como elemento decorativo mas esta totalmente vandalizada. Cabe uma pergunta/sugestao: será que o sr Prefeito, por via politico-diplomatica nao consegue que a VALE (antiga CVRD) assuma a restauraçao e a
    ConservaçÃo daquela praça, como uma especie de “madrinha”?

  3. Geraldo Couy says:

    Os comentários são muito relevantes, desde que sejam resumidos para mais espaços.

  4. Trlwlwlw says:

    Quero ver quando vão arrumar as ruas !!! Quero ver quando vão arrumar a ponte do Filadélfia!!! Aí aí

  5. GIL Marques CIRIBELLI Neto says:

    Entra administração e sai administração,e esse povo só sabe mexer com praças,tem obras mais importantes que praça no momento,que são muros de contensão, limpeza dos córregos que cortam a cidade,e o mais urgente,precisam resolver a situação do lixão.

  6. Antônio de Oliveira Silva says:

    Lembrando que as grandes cidades estão promovendo reformas de praças para que as mesmas funcionam com esponjas, minimizando os alagamentos que iremos enfrentar nos próximos anos, devido a crise climática.

  7. FLAVIA SOUZA says:

    Está precisando mesmo a reforma , o mais importante é manter a preservação da praça. Muito linda, ótima notícia. Em geral do conteúdo do texto , muito bom para turismo e ajuda também o mercado financeiro o valorizando. Parabéns nota 10!

  8. Juh says:

    Esperamos pela reforma, recuperação ou construção do viaduto do Filadélfia.

  9. BAS says:

    Essa tática de reformar praça ou fazer praças são antigas usado por políticos, aonde mais o povo passa e vê melhorias, assim eles aparecem mais. Temos de ter não só praças mais parques com quadras esportivos, as áreas que tinha um campinho para os meninos brincarem acabaram tudo. Os loteamento novos nenhum tem áreas pra prática de esportes, a prefeitura teria de olhar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM