Para termos uma vida saudável precisamos nos preocupar com nossa alimentação, e com os pets não é diferente. Com os avanços da Medicina Veterinária e um maior entendimento das necessidades nutricionais foram surgindo diversas opções de dietas para cães e gatos. Os alimentos atualmente buscam, além de nutrir, a promoção da saúde, bem-estar e longevidade.
É preciso oferecer a alimentação de acordo com as necessidades de cada espécie, considerando idade, estilo de vida e outros fatores relevantes que tenham impacto direto nos nossos pets. Os alimentos não são apenas fornecedores de energia, precisam ter nutrientes capazes de prevenir doenças e manter o organismo de cães e gatos saudável.
As seis categorias de nutrientes são água, carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, os quais têm funções específicas e contribuem para o crescimento, manutenção dos tecidos do corpo e saúde ótima.
Quando vamos adquirir alimentos para nossos pets nos deparamos com uma enorme variedade de alimentos comerciais prontos para o consumo, com formulações cada vez mais sofisticadas, gerando muitas dúvidas sobre qual adquirir.
De forma geral, as rações de cachorros e gatos são classificadas de acordo com seus ingredientes e níveis de aproveitamento, como é o caso da Premium, Super Premium e Standard.
A ração Standard, ou Econômica, obedece ao mínimo definido como alimento completo para cães e gatos e a matéria-prima utilizada na sua fabricação é de baixa digestibilidade e pouca qualidade, resultando em um volume fecal maior e maior odor das fezes. Geralmente, tem apenas uma fonte de proteína, o que faz com que o pet precise ingerir mais ração para as demandas energéticas serem supridas.
A ração Premium ultrapassa os níveis mínimos de garantia. Tem mais gordura que a Standard, sendo mais saborosa para o paladar dos pets. Além disso, geralmente encontra-se mais de uma fonte de proteína, como proteína vegetal, além da fonte de proteína animal. A qualidade da matéria-prima é maior, aumentando a sua digestibilidade.
A ração Super Premium já é considerada um alimento formulado para uma ótima nutrição. Tem várias fontes de proteínas, sendo elas de alta qualidade e em maiores quantidades, elevando os níveis de garantia da ração. Na formulação também há os chamados nutracêuticos, que são suplementos que auxiliam na manutenção da saúde, como antioxidantes, protetores articulares e ingredientes que auxiliam na imunidade. A fórmula dessa ração contém quantidades de fibras capazes de agir na digestibilidade, aumentando muito o aproveitamento do alimento e, consequentemente, produzindo menor volume fecal.
Quando damos alimentos além da ração, podemos causar desequilíbrios nutricionais e até mesmo intoxicações graves. Por isso, sempre ofereça com cuidado e na dose certa, de acordo com seu médico-veterinário. Entre os alimentos que devem ficar longe do seu amigo, devemos citar: chocolate, uva, nozes e amêndoas, alho, cebola, doces, abacate.
Uma boa nutrição de cães e gatos é traduzida em pelos sedosos e brilhantes, pouco volume de fezes e vitalidade. Geralmente estão associados a problemas nutricionais a queda de pelos, sonolência, apatia, fraqueza e mudanças de comportamento.
Nem sempre uma má nutrição de cães e gatos é responsabilidade do tutor. Algumas vezes, o pet pode estar com um problema de saúde que compromete o bom funcionamento de seu organismo. Caso note algum dos sintomas acima, procure um médico-veterinário imediatamente. O especialista poderá notar se há algo de errado com a saúde do seu amigo e iniciar o tratamento correto.
(*) Professora do curso de Medicina Veterinária e gestora do Centro Médico Veterinário da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.