Nova flexibilização do comércio e de setores de eventos em Valadares é celebrada por empresários

No nível de Alerta Baixo poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e eventos abertos ao público de até de 2.500 pessoas

Após Governador Valadares avançar para o nível de Alerta Baixo para a covid-19, empresários dos ramos de eventos e atividades comerciais celebraram a oportunidade de poder contar com mais flexibilizações para ampliar o público. A portaria nº 7013, baseada no Decreto 11.458, foi publicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa terça-feira (3), no Diário Oficial do Município. De acordo com a Prefeitura, a migração para essa fase somente foi possível após a avaliação dos indicadores da covid-19, como incidência diária, taxa de mortalidade, taxa de transmissão, taxa de ocupação de leitos UTI-Covid e o percentual de vacinação. Em Valadares já morreram 1.268 pessoas em decorrência da covid-19.

Veja as mudanças que estarão permitidas para o nível de Alerta Baixo em GV:

  • Funcionamento de estabelecimentos sem restrição de horário de funcionamento e lotação (antes era de 2/3).
  • Discotecas, danceterias e Salões de Festa poderão funcionar com lotação de 600 pessoas, sempre respeitando o distanciamento de segurança.
  • Atividades físicas não precisam mais de agendamento prévio.
  • Eventos abertos ao público poderão contar com público de 2.500 pessoas, respeitando a lotação máxima definida pelo AVCB, com fiscalização prévia e liberação do Município.
  • Jogos e eventos desportivos poderão ser realizados com público máximo de 70% da capacidade, respeitando as orientações de cada federação, e os espectadores deverão estar de máscaras.
  •  Igrejas podem funcionar com capacidade normal.

A principal mudança na flexibilização foi a ampliação do público em eventos abertos, respeitando-se a capacidade exigida de 2.500 pessoas e sem restrições de horário como era exigido antes. A Prefeitura de Valadares ressalta que, mesmo com a nova flexibilização, é importante destacar que as medidas de segurança sanitária contra a covid-19 devem ser mantidas. Todos devem manter o distanciamento social, o uso de máscaras, a lavagem correta das mãos e o uso de álcool em gel, entre outros. 

Classificados como os “últimos da fila” na pandemia, empresários do ramo de eventos comemoraram o avanço de Governador Valadares para o nível de alerta baixo. Embora ainda esteja longe da normalidade, a autorização de realização das festividades já é animadora para o setor, que está paralisado desde o início da pandemia, em março de 2020.

O setor também é responsável por alimentar uma gama de segmentos, que ajudam a movimentar a economia do município, como sonorização, estruturas de montagem de palcos, decorações e setor de bebidas.

O produtor de eventos Alexandre Sales comemorou a flexibilização do decreto. O empresário é sócio-proprietário de uma casa de eventos na rua Sete de Setembro, em Valadares. “Trabalhei com eventos a minha vida inteira; sempre foi a única fonte de renda. Depois que chegou a pandemia, a gente teve que se virar. Foram dias difíceis e eu sabia que não iria retornar tão cedo. Liberando os eventos, acredito que a gente consiga trabalhar, mas seguindo algumas normas. No geral, foi bem melhor do que não ter nada”, avaliou.

O produtor de eventos Alexandre Sales comemorou a flexibilização do decreto – Foto: Eduardo Lima

De acordo com Alexandre, a casa de shows já está divulgado as atrações para o primeiro fim de semana de agosto. “Neste primeiro momento iremos trabalhar com o limite de 600 pessoas. Aos poucos vamos nos adequando e reestruturando, para receber mais pessoas. Mas acho que, por agora, atendendo 600 pessoas, iremos conseguir trabalhar sem preocupações. O espaço é bem amplo e acredito que dá para as pessoas ficarem afastadas umas das outras. A gente também disponibiliza na entrada álcool em gel 70% e máscaras. Neste final de semana, por exemplo, já teremos programação de eventos. Daremos oportunidade para bandas regionais, porque muitos artistas locais tiveram dificuldades com o fechamento das casas de shows e boates. Quando a flexibilização for ainda maior e a vacinação avançar para mais idades, iremos pensar em trazer bandas de nível nacional. Mas, por agora, só atrações locais”, disse.

Daniel Macedo é dono de um pub no centro da cidade. O local já havia sido reaberto no nível de alerta médio. Agora poderá contar com presença maior de público. “Poderemos contar com aproximadamente 300 pessoas respeitando os protocolos. Eu acho ótimo, porque passa uma confiança maior para as pessoas. A minha expectativa é que com essa confiança o público realmente apareça”, disse.

Um pub no centro de Valadares já pode contar com a presença de público (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares( ACEGV), Jackson Lemos, o avanço da imunização vai contribuir ainda mais para o avanço das flexibilizações. “A ACEGV enxerga como um grande avanço a nova classificação das atividades em Governador Valadares, o prefeito André Merlo, a todo momento, teve consciência e equilíbrio, e soube dosar para que houvesse equilíbrio entre as medidas sanitárias de saúde e econômicas. Este avanço se dá principalmente pela vacinação. Nesse sentido, reforçamos que é fundamental que todo valadarense se vacine. Então, se você recebeu a primeira dose, não hesite, tome a segunda dose, pois é um gesto de compromisso com sua saúde e também é a garantia para que todas as atividades funcionem plenamente”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens