Só este mês, a capital paulista foi palco de três dos principais congressos voltados para administradoras de condomínios e síndicos. Os dois últimos aconteceram no final de semana: o Encontro Nacional de Administradores (ECONAD) e 6º Congresso Nacional de Síndicos, reunindo centenas de pessoas de todas as partes do Brasil.
Esses eventos têm como objetivo apresentar as melhores soluções para o mercado condominial e proporcionar oportunidades valiosas de networking.
Apesar de a tecnologia ser um ponto central dessas reuniões, o bem-estar dos síndicos também recebe atenção especial. Palestras motivacionais e de liderança são organizadas para incentivar os participantes a refletirem sobre suas prioridades além do trabalho.
Reflexão
É fundamental reservar um tempo para refletir sobre nossas vidas e como lidamos com situações adversas. O que é um investimento tão importante quanto manter-se atualizado sobre nossas atividades profissionais. Isso envolve observar como nos relacionamos com os condôminos, colaboradores, fornecedores, familiares e até nossos animais de estimação.
Já parou para pensar quantos conflitos surgem por que não percebemos a intenção do outro ou respondemos de maneira ríspida a uma mensagem no grupo do condomínio? Ou quando saímos de casa chateados com uma situação e, por orgulho ou raiva, não enxergamos uma solução, descontando nossos sentimentos no primeiro que nos deseja um bom dia?
Essas situações, que poderiam parecer insignificantes no passado, ganham relevância na era das soft skills. Estudos realizados por empresas de recrutamento mostram que quase 80% das empresas acreditam que as habilidades sociais, ou soft skills, são tão importantes quanto as habilidades técnicas, as hard skills, no dia a dia de trabalho. O mesmo se aplica aos condomínios.
Alcançar esse equilíbrio envolve autoconhecimento e estar bem consigo mesmo.
Importância dos eventos condominiais
Portanto os eventos condominiais são mais do que simples encontros para discutir tecnologia e soluções administrativas. Eles são uma oportunidade para promover o bem-estar emocional dos síndicos e incentivar a reflexão sobre nossas relações interpessoais e prioridades de vida.
Assim, à medida que a importância das soft skills cresce, esses eventos se tornam fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos síndicos, contribuindo para uma gestão mais equilibrada e harmoniosa dos condomínios.
Assim sendo, sempre que possível, participe de encontros para ampliar seu conhecimento e desenvolver novas habilidades. No entanto nunca deixe de reservar um tempo para dedicar às pessoas que você ama. Elas são, sem dúvida, o alicerce da nossa saúde emocional. Equilibrar o aprendizado profissional com momentos de qualidade ao lado de quem nos apoia é fundamental para uma vida mais plena e equilibrada.
(*) Cleuzany Lott é advogada especialista em direito condominial, síndica, jornalista, publicitária, Diretora Nacional de Comunicação da Associação Nacional da Advocacia Condominial (ANACON ), diretora da Associação de Síndicos, Síndicos Profissionais e Afins do Leste de Minas Gerais (ASALM), coautora do livro e-book: “Experiências Práticas Conflitos Condominiais” , produtora e apresentadora do podcast Condominicando.