Um dos fenômenos naturais que mais gosto, desde de menino, é a chuva. A água que cai do céu, para mim, além de uma dádiva, sempre foi um motivo de alegria e diversão. Sei lá! Parece que a minha rua ficava mais bonita, o cheiro de chuva no ar era mais gostoso e eu sentia, espiritualmente, as plantas agradecendo.
Nasci e fui criado em uma cidade que tem as quatro estações no mesmo dia, e, invariavelmente chove. Não é a chuva que causa enchentes, alagamentos ou mesmo inundações, mas aquela que muitos dizem, só para “lavar a alma”.
Quando era menino, adorava tomar um “banho de chuva“ e nadar nas enxurradas que se formavam na minha rua, morro abaixo. Ah! Nossa casa era num sopé de uma elevação, e como descia água! Era uma festa e tanto. E não adiantava minha mãe ficar gritando, chamando a gente para dentro de casa!
A outra parte da festa em dia de chuva era proporcionada por minha querida mãe, pois, enquanto “nadávamos” na enxurrada, preparava uns bolinhos de chuva e chocolate quente. Claro que tomávamos um “pito“ dela, e ainda tínhamos que aguardar a chegada do nosso pai, para a estipulação do castigo. Ah! A gente não ligava! Só queríamos nos divertir.
Carreguei esta alegria com a chuva para a minha juventude! Eu estava tão feliz certa vez, com a minha namorada e, atualmente minha esposa, que dançamos na chuva dentro de um parque, na cidade onde morávamos.
O pessoal que vive no campo, sabe o valor da chuva, da alegria e vida que ela trás, e nós, além disso, nos divertíamos.
Este nosso colóquio é para mostrar que, durante a nossa vida, há tantas coisas que parecem pequenas, mas significantes, e que muitas vezes não damos valor. São tantas experiências simples ao longo de nossa breve existência que nos fazem tão bem.
É vital para nós que nunca nos esqueçamos desses episódios, fatos que nos trouxeram alegria.
Ah! Que saudade dos banhos de chuva e dos bolinhos e chocolate quente na casa de minha mãe!
Hoje, ficam a saudade e a lembrança!
Agradeço a Deus por ter me proporcionado esses momentos de felicidade!
Nunca se esqueçam desses pequenos momentos de suas vidas!
Vocês ainda se lembram???
“Para que vocês venham a ser filhos de seu pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o sol sobre os maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. Mateus 5:45
(*) Advogado militante | Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.