Covid-19: início do mês de junho em Valadares foi melhor que abril e maio

Os primeiros quatro dias do mês de junho tiveram menos registros de mortes causadas pela covid-19 em Governador Valadares do que em comparação aos meses de abril e maio. Os números trazem um alívio para o sistema público de saúde do município, que depois de muito tempo registrou quedas na ocupação de leitos de UTI/COVID. No entanto médicos e autoridades de saúde alertam para os cuidados, até porque há a possibilidade de uma terceira onda chegar e surgimento de novas variantes da doença. O DRD fez um comparativo nos últimos dois meses. Acompanhe.

Até o momento, junho registrou seis mortes causadas pela covid-19 em Governador Valadares. Em maio, no mesmo período, foram 12 mortes registradas. Já abril foi o mês mais letal da doença. Para se ter uma ideia, só nos cinco primeiros dias do mês de abril foram registradas 52 mortes. O município chegou a 1.168 mortes nessta sexta-feira (4).

Nos meses mais turbulentos, Valadares chegou a ter fila de pacientes aguardando a regulação do Governo do Estado para um leito de UTI Covid em outras cidades. Este número hoje é zero. De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal (HM), o médico Marcelo Teixeira, que está lidando com a covid-19 há mais de um ano na cidade, a queda no número de mortos e infectados no mês de maio pode ser devido a imunização da população e medidas de restrições.

Atualmente a taxa de ocupação UTI no Hospital Samaritano e Bom Samaritano está em 94%. Já nos hospitais particulares, a taxa de ocupação está em 88%. Os casos suspeitos somam 455, incluindo 79 mortos e 70 internados.

Ocupação de leitos de UTI em Valadares.

Leitos continuam bloqueados

Vale lembrar que Valadares continua com cinco leitos de UTI Covid bloqueados no Hospital Municipal. O motivo, segundo o hospital, é a baixa no estoque dos medicamentos e insumos usados no tratamento de pacientes. Em nota no dia 21 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde revelou que busca alternativas para regularizar a situação dos leitos de UTI. “O município informa que não tem medido esforços durante toda a pandemia para adquirir essas medicações e insumos, recorrendo ao Estado e à União. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), assim como a Secretaria Municipal de Saúde, está sofrendo com o desabastecimento, não conseguindo suprir a necessidade emergencial do município. Contudo a SMS continua buscando e articulando de maneira mais incisiva nas esferas estadual e federal para que o quanto antes seja regularizada esta situação”, informou.

Números da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Valadares já aplicou 62.919 doses de vacina contra a covid-19. Deste total, 28.880 receberam a segunda dose. O processo de imunização começou no dia 19 de janeiro. De acordo com o Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, as vacinas utilizadas são da AstraZeneca, CoronaVac e mais recente a Pfizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM