[the_ad id="288653"]

Acidente no trabalho: Minas Gerais é o segundo estado com maior número de registros

FOTO: Divulgação

Foram mais de 63 mil casos com base nos cadastros do INSS. Ou seja, o número pode ser ainda maior considerando os trabalhadores informais

Por Quézia Prado

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho divulgou os dados que apontam a realidade das condições e riscos vivenciados pelos trabalhadores brasileiros em 2022. O levantamento foi feito em todo o país, pois é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho.

Minas Gerais foi o segundo estado com maior número de casos, ficando atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking de acidentes no trabalho. Entre os pontos abordados pela pesquisa estão: o número de acidentes, aposentadoria por invalidez, atendimentos do SUS, mortes e profissões com maior incidência.

  • Em todo o país foram 613 mil notificações de acidentes de trabalho;
  • Minas Gerais registrou 63 mil casos;
  • O setor com mais registros é o da saúde (atividade hospitalar);
  • Os técnicos de Enfermagem foram os profissionais mais acidentados.

Outro dado a ser destacado é o número de mortes por acidentes de trabalho. De acordo com levantamento, 2.538 pessoas morreram, o que é considerado preocupante, pois é o maior número dos últimos dez anos.

Saúde mental no trabalho

Além da integridade física do colaborador, a saúde psicológica também é uma preocupação no mundo corporativo. Transtornos mentais – como depressão, ansiedade e burnout – são responsáveis por boa parte das licenças médicas de profissionais CLT, segundo o INSS.

Mesmo assim, “saúde corporativa” ainda é um tabu. Para se ter uma ideia, um estudo da organização internacional Mental Health America mostrou que 55% das pessoas têm medo de solicitar um dia de folga para cuidar da saúde mental.

Como as empresas podem cuidar de seus colaboradores?

Sabe-se que a prevenção é o caminho para evitar acidentes relativos à integridade física, assim como a saúde mental. Nesse sentido, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) inicia a conscientização do cuidado com a saúde desde a contratação dos colaboradores.

De acordo com Denise Santos, técnica de Segurança do Trabalho da instituição, “são realizados treinamentos, capacitações, palestras e inspeções diárias sobre a segurança do trabalho, sobre a importância do uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual), e anualmente acontece a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes)”.

Além disso, serviços gratuitos também garantem maior assistência em áreas diversas, como acompanhamento psicológico, laboral, consultas em mais de 17 tipos de especialidades, atividades esportivas (hidroginástica, vôlei, caminhada orientada) e um dia de folga no aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM