[the_ad id="288653"]

Uma questão de tempo

Vez ou outra, de tabela, recebemos convocação do professor Farley – aquele que um dia militou nos gramados de forma diferenciada e que inspirou Gilberto ZIQUITA a levar para a pia batismal e cartório de notas o nome de um de seus herdeiros, para reunião agradabilíssima com algumas ‘peças raras’ lá para as bandas do bairro São Pedro, divisa com bairro Universitário.

Bem vivido e viajado, com os burros na sombra, o ex- comandado de Roberto Pinto continua envolvente, conciliador, usando como poucos o emocional e conseguindo aglutinar notáveis e não notáveis, divergentes e companheiros do mundo esportivo valadarense e muita gente que passou pelos bancos do Colégio Ibituruna em décadas que já estão distantes.

Falamos de faixa etária que ultrapassa 60 anos e indo ao encontro daqueles que se aproximam dos 80, deixando de tecer considerações que há um agrupamento muito grande que vivenciou o período de ouro dos “dentes de leites” de Valadares e que, consequentemente, suas idades carecem de apurações sérias, semelhantes às do banco Masther.

Ainda que com presenças de algumas ‘cobras’ criadas como Thébit, Welington, Zelito, Cici do Posto, Joninha Lima, Ademir ‘Bil’ Shubert, Hudson, Eugênio, Baianinho, Zeca Queijinho e outros mais, nosso professor domina, conduz, se impõe e dá seus recados, levantando situações hilárias e inaceitáveis para os dias atuais.

Os bons tempos do Democrata Pantera, do Leão da Baixada, da Praça de Esportes/Figueira e desaguando no Coopevale, são recordados com nostalgia, com alegrias, tristezas, narrativas e citações de episódios marcantes ainda vivos na memória de quase todos.

Perder o Regional de 74 para o Esporte Clube Caratinga, lá em Inhapim, ainda permanece na garganta de muitos. O melhor não venceu. As ferrenhas disputas com o “Borroló” de Carlos Chagas vêm à tona. Não era fácil encarar o xerife João Miranda e seus companheiros.

A fase de ouro do Coopevale – o time do leite – envolvendo três gerações de grandes atletas – hoje seriam verdadeiros craques, provocam discussões, questionamentos e perguntas que nem sempre podem ser respondidas. Tipo quem foi melhor…fulano ou ciclano?

E nossas perdas? Em tantas décadas, foram inúmeras. Sem protestos e questionamentos, lembremo-nos de algumas: Nilton ‘TIMBURÉ’ Rodrigues; ROBERTO FELIPE de Melo: Juvenário “JUVENAL’ Araújo dos Santos; JAIME DOS SANTOS; Flávio “COTINHA’ VARGAS; Natanael “NATHAN’ Miranda; Manoel NASCIMENTO; Welington KOLINOS Prates; Lirinho Cabral; Brito coca cola; José ‘BILIU’ Belizário; OTACILINHO; CEPINHA.

E mais: HAROLDO Lourenço; OTÁVIO Alves de Oliveira; NANDÃO do vôlei; WASHINGTON ‘Tigrão’; ONOFRE ‘Pé de Palhaço’; Waldemar ‘CHINA’ Limeres, Aroldo POLICIAL; BETO Teixeira; Sebastião ‘CARIOCA’ Nunes; velho ‘CAÇAPA’; José ‘MOACIR’ Trindade; João JOTA Nunes; ENON Gouvêa; ERSON Gonçalves e um mundão de gente que foi ao encontro do Criador do Universo.

Comtanta coisa de ruim nos dias atuais, querendo, havendo boa vontade, há de se ter em mente que as mídias sociais encurtaram tempo e distâncias e podem contribuir para interessantes aproximações e reaproximações de pessoas, em especial para a prática do bem.

É bem verdade que durante muito tempo a ‘Confraria do Bolivar’ funcionou razoavelmente nos corredores do Mercado Municipal, porém, PANDEMIA e ausência do assessor Maurício ‘RISCA’ por problemas de saúde, desestabilizaram as reuniões e encontros semanais. Uma pena…

Dúvida não resta que outros agrupamentos, em partes outras da cidade e redondezas, se reúnem, jogam ‘conversa fora’, encontram soluções para todos os problemas, mas…ficam à distância. Apenas tomando uma gelada e saboreando um tira gosto.

Saudosista que somos, deixamos o registro que não devemos nos dispersar… De leve, sem muito esforço físico, com suporte nas mídias sociais, todos, inclusive o pessoal que reside fora de GV, podem e devem participar e contribuir de alguma forma para pequenas ações solidárias, por mais diminutas que sejam, para que diferenças e desigualdades sejam enfrentadas. Com a habilidade de sempre, faça a convocação Professor Farlei.  A dignidade agrade.


(*) Ex-atleta

N.B.1 – Nosso Carlinhos PANTERA enfrentando com galhardia problemas de saúde, bem cuidado por familiares lá para as bandas do bairro Santa Rita. Oportunidade para visitas dos boleiros da velha guarda.

N.B.2– Quando um miserável subtrai um simplório pacote de biscoitos de um estabelecimento comercial é enquadrado e processado por furto qualificado. E quando a poderosa FMF, neste calor infernal, marca para 15.00h o horário de uma partida de futebol, em que tipo penal deve ser enquadrada? Diz ai Bolivar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Talvez o problema não seja o outro

🔊 Clique e ouça a notícia É mais fácil culpar o outro. O chefe, o parceiro, a família, o mundo. Mais difícil é admitir que, em muitos casos, somos nós

Liderança, liderança …

🔊 Clique e ouça a notícia Na loucura de um mundo doente, podre, vingativo, interesseiro e colonialista a que chegamos, a pobreza de líderes autênticos salta aos olhos. Restaram-nos as

Calor e 2º mundo

🔊 Clique e ouça a notícia No último final de semana (03 e 04/01/26), a cidade sofreu com calor elevado. Há informações de que chegou a 43º à sombra. Entre